Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o número total de usuários de bancos digitais ultrapassará 3,6 bilhões em 2024, acima dos 2,4 bilhões em 2020; um aumento de 54%. Esse crescimento será impulsionado pela ascensão de bancos somente digitais e o foco contínuo na transformação digital por marcas de bancos estabelecidas.
A nova pesquisa, Banco Digital: Banco como Serviço, Banco Aberto e Transformação Digital 2020-2024, descobriu que os bancos somente digitais ganharam participação de mercado dos bancos tradicionais, oferecendo experiências de usuário superiores e USPs fortemente focados. O estudo recomenda que os bancos estabelecidos devem personalizar a experiência do aplicativo; usando ferramentas de gerenciamento financeiro pessoal baseadas em IA para combater a inovação bancária apenas digital.
Os bancos investiram pesadamente em transformação digital e novas ofertas em 2019, embora a extensão dessas atividades tenha variado consideravelmente. O Índice de Transformação Digital na Prontidão Bancária da Juniper Research analisou os principais bancos de Nível 1 para avaliar sua prontidão para transformação digital e destacar seu respectivo posicionamento em seus roteiros de inovação digital.
Ele identificou o grupo líder de bancos para transformação digital:
• Banco da América
• BBVA
• JPMorgan Chase
O Bank of America oferece soluções digitais abrangentes, incluindo o chatbot Erica, e teve melhorias visíveis no uso e no envolvimento digital. O BBVA concentrou-se em capitalizar as APIs no setor bancário, oferecendo a Plataforma Aberta BBVA, que é uma plataforma de Serviço Bancário como Serviço. O JPMorgan Chase experimentou o blockchain e há rumores de que está planejando um lançamento apenas digital no Reino Unido.
O autor da pesquisa, Nick Maynard, observou: "Esses bancos executaram transições digitais altamente eficazes; no entanto, a transformação digital nunca está completa. Esses bancos devem agora se concentrar novamente nas novas estratégias necessárias para manter sua liderança digital ".
A pesquisa também observou que os bancos tradicionais estão lançando marcas apenas digitais, como o Bó, do banco britânico NatWest. A pesquisa alertou que esses lançamentos devem ser diferenciados das ofertas existentes e da concorrência apenas digital, em termos de proporcionar uma experiência mais personalizada, ou eles não conseguirão ganhar impulso.