Contador já tem identidade com certificação digital

0

Cerca de 30 mil carteiras de identidade profissional de contabilidade, solicitadas para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselhos Regionais já contém a certificação digital, além do Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e identidade profissional.

Segundo Felismar de Oliveira, coordenador nacional de registro do CFC, o objetivo da nova carteira é capacitar os profissionais para enfrentar os desafios dos avanços tecnológicos implantados com a digitalização de processos contábeis.

?A carteira está sendo bem aceita pela classe contábil porque existe consciência quanto à sua importância para o profissional. Embora o requerimento da carteira seja facultativo, as exigências para o exercício da profissão vão torná-la imprescindível?, destaca ele.

Os serviços que poderão ser utilizados com a carteira com certificação digital são: Sistema Público de Escrituração Digital (SPED); Registro Eletrônico de Livros Mercantis nas Juntas Comerciais; Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC); Recursos Eletrônicos na Delegacia da Receita Federal (e-Processo); Petições Eletrônicas dos Peritos Judiciais nas Varas do Trabalho e no Tribunal Regional do Trabalho (e-DOC); entre outros.

O desenvolvimento do projeto da nova identidade dos contadores teve início em março de 2006, por meio do CFC. Segundo Oliveira, no início do processo foi identificada uma grande demanda dos contadores por uma carteira mais moderna, mais segura e que atendesse às exigências atuais para acesso aos serviços eletrônicos disponibilizados, principalmente, pelo governo federal.

O projeto levou em conta também a quantidade de profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade, em torno de 400 mil, e as tecnologias disponíveis no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.