Muito além das nuvens

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O Cloud Computing está na moda… Muito se fala dos incontestáveis benefícios desse modelo de serviço, que estará entre os principais temas de TI nos próximos anos. Apesar de ser uma onda recente, o tema já está tão consolidado que não se discute mais se as empresas devem ou não ir para o Cloud, a questão é "quando" irão.

Ter alta disponibilidade, performance, elasticidade em um curto espaço de tempo e  reduzir investimentos, assim como transformar o Capex em Opex, é um sonho antigo de todo CIO, que hoje tem acesso a essas facilidades de forma rápida através dos provedores de Cloud Corporativa.

Porém isso resolve "parte" dos problemas enfrentados pela área de TI das empresas, pois por detrás da nuvem existe o fator humano. A Tecnologia da Informação é hoje uma área estratégica e crucial na maioria das corporações e, por isso, necessita de diversos perfis de especialistas, além de equipes trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana (24×7). Porém, se levarmos em conta os altos custos e encargos aplicados em nosso modelo oficial brasileiro de contratação (CLT), torna-se inviável atender às necessidades da área de TI de uma empresa devido à mão de obra ser extremamente custosa.

Se considerarmos o turn over, as horas extras, os investimentos em treinamento e a área de trabalho, ou seja, o espaço físico do profissional, entre outras demandas, essa conta vai muito além dos custos de folha de pagamento. Sendo assim, quando se pensa em "mover" os servidores para o modelo de Cloud Computing, é preciso levar em conta também a possibilidade de comprar a administração desse ambiente, principalmente para as tarefas mais rotineiras como operação, monitoramento e a administração de ambiente.

Hoje em dia ninguém está preocupado onde está o servidor de uma aplicação em Cloud Computing e muito menos quem e quantos profissionais estão administrando esse ambiente, mas de certo são muitos e com perfis bastante variados. Basta imaginar quantos profissionais administram os grandes ambientes que hoje estão em Cloud, tais como Facebook, Google, etc…

Quando se fala em Cloud Computing, vem sempre a ideia de infinitos recursos de hardware e software, mas a realidade é que sempre haverá a necessidade de equipes qualificadas, presentes permanentemente e que hoje representam um alto custo para as empresas.

Da mesma forma que recebemos energia elétrica atualmente, vamos receber os serviços de TI no futuro (bem próximo). Quantos profissionais são necessários para assegurar a chegada desses serviços com qualidade? Por isso vale a reflexão de que o modelo de Cloud Computing resolve apenas "parte" dos problemas de TI, mas, de certo, acredito que a real solução está muito além das nuvens.

Sergio Sardinha, diretor da área de integração da Sonda IT

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei da abordagem. De certa forma os profissionais estarão mudando de lado, das atuais empresas para os provedores de Cloud, mas em uma escala diferente. Assim a forma de consumir os recursos pode mudar e vai mudar, mas não radicalmente. E na empresa a "arte" vai ser administrar e monitorar a qualidade do serviço e os contratos.

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