Um serviço de consulta ao cadastro de registro do Serviço de Proteção ao Credito (SPC) está sendo oferecido pela Qualicheck Mobile Service para pequenos empresários e comerciantes de vários Estados. A consulta é feita pelo celular ao custo de R$ 1,99. O valor é pago a cada consulta realizada e não há limites de consultas nem a necessidade de pagamento de taxa mensal de manutenção. A empresa oferece, ainda, um plano pré-pago do serviço ao cliente.
Para desenvolver o sistema, a empresa contou com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, prefeitura de Santo André e da seção paulista do Sebrae. A Qualicheck é uma empresa que integra a Incubadora Tecnológica de Santo André.
O diretor da empresa, Marcos Almeida, revela que expectativa é multiplicar por cinco o número de consultas recebidas pelo sistema, que atualmente gira em torno de 1.000 consultas por mês. Segundo ele, o serviço checa a situação do CPF de uma pessoa pelo celular, através de uma mensagem de texto (SMS). ?O serviço se destina, principalmente, a comerciantes que não têm acesso imediato à internet, aos representantes comerciais, às equipes de vendas externas e aos profissionais liberais?, afirmou.
Para usar o serviço, o usuário precisa cadastrar o seu celular junto à Qualicheck. Após a habilitação do aparelho, basta enviar uma mensagem de texto para o número 011 8525-0085 e informar o número do CPF a ser consultado. Em questão de segundos, um resumo das principais informações é enviado para o celular. Um relatório completo é encaminhado via internet ao usuário.
Almeida explica que a partir do número do CPF, o sistema permite ao usuário saber se o documento consultado tem registro no SPC, a existência e a quantidade de títulos protestados, registros de débito e de cheques devolvidos, sustados, roubados ou extraviados. Além disso, o sistema confere a autenticidade do documento que está sendo consultado.