A Alcatel-Lucent anunciou nesta quarta-feira, 3, o lançamento de um novo centro de desenvolvimento de projetos de telecomunicações e a inauguração das operações de um novo laboratório de desenvolvimento de energia sustentável, ambos como parte da estratégia da empresa para energias alternativas.
O laboratório será usado para desenvolver equipamentos com mais autonomia de energia e redes de "wireless verde", que funcionem sem precisar estar conectadas a nenhuma fonte comercial de energia.
O programa da Alcatel-Lucent pretende criar redes sem fio que usam energia de forma mais eficiente para estimular o crescimento de suas mais de 300 estações de rádio nutridas por energia alternativa.
O objetivo é, até 2012, desenvolver geradores de energia alternativa em massa, capazes de sustentar cerca de 10 mil estações de redes wireless.
O novo centro de telecomunicações funcionará alimentado de forma híbrida, com energia obtida por meio de painéis solares e hélices para captação de energia eólica, e nada será alimentado por energia elétrica. O laboratório, por sua vez, pesquisará fontes alternativas de energia, como células de combustível e biocombustível.
A equipe desses novos estabelecimentos também pesquisará novas tecnologias para implantação de equipamentos que funcionem à base de energia sustentável a fim de reduzir a emissão de carbono na atmosfera.
- Tecnologia de sustentabilidade