O Facebook adquiriu a Pryte, empresa finlandesa cujo serviço, ainda não lançado publicamente, busca facilitar a utilização de aplicativos de internet por usuários de telefonia móvel em países em desenvolvimento, onde os dados móveis são menos acessíveis, segundo informa o site The Next Web.
O acordo marca o mais recente esforço do Facebook em avançar na sua missão de conectar pessoas à internet em países em desenvolvimento. Em agosto do ano passado, a rede social lançou, em parceria com Ericsson, Nokia e Qualcomm, o Internet.org, projeto que objetiva tornar o acesso à internet disponível aos dois terços da população mundial – o equivalente a cinco bilhões de pessoas – que ainda não estão conectados e trazer as mesmas oportunidades que as pessoas conectadas já possuem.
Sem revelar os termos financeiros do acordo, a Pryte apenas afirmou, ao anunciar a aquisição em seu site oficial, que trabalhará em colaboração para promover o projeto Internet.org. O serviço da Pryte, na prática, permite ao usuário comprar um passe de curto prazo para acessar aplicativos como Instagram ou Facebook, sem se comprometer com um plano mensal.