Políticos e entidade empresarial pedem esclarecimentos sobre parceria do MCTIC com a Cisco

0

A Federação Assespro encaminhou um ofício ao MCTIC (Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) questionando sobre a parceria assinada com a multinacional Cisco para o desenvolvimento de projeto de avanço da digitalização no Brasil.

Representante de mais de 2,5 mil empresas desenvolvedoras de software no país, a Assespro entende que, especialmente em um momento de crise, é necessário que o governo invista na produção nacional.

A entidade questiona ainda como as empresas nacionais poderão contribuir e se beneficiar de tal acordo. Os questionamentos que a Assespro fez ao MCTIC são:

I – Quais os termos desse acordo?

II – Houve a publicação de um edital de chamamento público para apresentação de propostas similares de acordo?

III – Quais dados e informações que o governo brasileiro irá disponibilizar para a Cisco?

IV – As soluções desenvolvidas por outras empresas, nacionais ou não, deverão ser submetidas a aprovação para Cisco para atingir o mínimo de operabilidade?

V – Qual o montante de investimento, de pessoal e capital financeiro, que será empenhado neste projeto, tanto da parte do governo brasileiro, quanto da Cisco?

VI – Quais são os impactos desse acordo para as empresas nacionais de TI, startups e de inovação?

Políticos

Na segunda-feira, 1º, parlamentares da oposição apresentaram o Requerimento de Informações (RIC) 556/2020, no qual também solicitam mais detalhes sobre o acordo, segundo informou a Teletime. O requerimento foi feito pela deputada Margarida Salomão (PT-MG), juntamente com os deputados Pedro Uczai (PT-SC), Natália Bonavides (PT-RN) e Alencar Santa Braga (PT-SP).

Direcionado aos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes; e da Relações Exteriores (MRE), Ernesto Araújo, o requerimento quer a apresentação dos termos e detalhes sobre o memorando de entendimento. Os parlamentares entendem que houve uma falta de transparência do governo brasileiro sobre o acordo, especialmente dos critérios técnicos envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.