Hoje, a tecnologia oferece diversos recursos, como rádio, internet, telefonia, para tornar a comunicação mais ágil e mais precisa. As empresas que estiverem informadas e contarem com arrojo de adotar novas tecnologias podem ganhar muito com isso, voip para reduzir custos de chamadas, mensagens instantâneas para comunicação entre setores e SMS para ter um canal direto e imediato de informação. Esse é o caso do Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A) ao explorar a tecnologia do celular como canal de comunicação com o consumidor através de envio de SMS para informá – los de pendências.
É inegável a importância do celular na vida dos brasileiros, segundo a teleco (Inteligência em Telecomunicações), hoje temos mais de um celular por habitante e ele já é o eletrônico mais importante para o brasileiro (GFK 2010). Por isso, ferramentas como o SMS, que utilizam o celular como fonte de tráfego de informação, se tornam uma forma de comunicação direta e econômica, se comparada com a voz ou com as demais formas de se comunicar.
A questão levantada sobre o envio de SMS pelo Serasa ser invasivo, vejo o contrário, considero uma das ferramentas menos invasiva que outros meios, como por exemplo, a ligação telefônica, pois além de não interromper suas tarefas, o SMS fica no celular até o usuário ter a disponibilidade de lê-lo. Além disso, existe uma preocupação ética para não divulgar dados que constranjam o usuário e acredito que o Serasa tem essa preocupação. Segundo Art. 42. do direito consumido, se for uma mensagem informativa solicitando que entre em contato para saber mais detalhes, o consumidor terá seu direito preservado.
Um questionamento interessante a adoção do SMS foi em relação ao extravio de informação, isso já ocorre com cartas, muitas vezes são entregues em endereços errados e até podem ser abertas por terceiros, fato esse que, caso aconteça com o SMS, acaba sendo menos comprometedor que a própria correspondência, pelo caráter de informação limitada da mensagem, são apenas 150 caracteres. Além disso, com a possibilidade de portabilidade o usuário permanece com o mesmo número mesmo que opte por mudar de operadora, o que mantém seu contato sempre atualizado.
Acredito que a escolha do Serasa pelo SMS mostra o interesse em agilizar a comunicação e a preocupação em passar a informação diretamente ao devedor para que esse possa tomar as devidas iniciativas antes do bloqueio do seu crédito, visto que com o SMS a informação chega instantaneamente, já a correspondência demora de 3 a 7 dias para chegar ao destinatário. Tem também a questão ecológica envolvida no SMS, quanto mais informações forem passadas de forma virtual, menos papel utilizamos, menos emissão de CO2 é feita no meio ambiente e menos árvores são cortadas, assim, as mensagens pelo celular acabam sendo uma forma sustentável de comunicação. Quem sabe futuramente o Serasa acaba adotando somente o SMS como canal de informação de dívidas e se torna um empresa focada em tecnologia "paperless" e mais sustentável.
Daniel Bulach, gerente de negócios da ComuniKa