Tecnologia de SMS para fazer aviso de cobrança

0

Hoje, a tecnologia oferece diversos recursos, como rádio, internet, telefonia, para tornar a comunicação mais ágil e mais precisa. As empresas que estiverem informadas e contarem com arrojo de adotar novas tecnologias podem ganhar muito com isso, voip para reduzir custos de chamadas, mensagens instantâneas para comunicação entre setores e SMS para ter um canal direto e imediato de informação. Esse é o caso do Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A) ao explorar a tecnologia do celular como canal de comunicação com o consumidor através de envio de SMS para informá – los de pendências.
É inegável a importância do celular na vida dos brasileiros, segundo a teleco (Inteligência em Telecomunicações), hoje temos mais de um celular por habitante e ele já é o eletrônico mais importante para o brasileiro (GFK 2010). Por isso, ferramentas como o SMS, que utilizam o celular como fonte de tráfego de informação, se tornam uma forma de comunicação direta e econômica, se comparada com a voz ou com as demais formas de se comunicar.
A questão levantada sobre o envio de SMS pelo Serasa ser invasivo, vejo o contrário, considero uma das ferramentas menos invasiva que outros meios, como por exemplo, a ligação telefônica, pois além de não interromper suas tarefas, o SMS fica no celular até o usuário ter a disponibilidade de lê-lo. Além disso, existe uma preocupação ética para não divulgar dados que constranjam o usuário e acredito que o Serasa tem essa preocupação. Segundo Art. 42. do direito consumido, se for uma mensagem informativa solicitando que entre em contato para saber mais detalhes, o consumidor terá seu direito preservado.
Um questionamento interessante a adoção do SMS foi em relação ao extravio de informação, isso já ocorre com cartas, muitas vezes são entregues em endereços errados e até podem ser abertas por terceiros, fato esse que, caso aconteça com o SMS, acaba sendo menos comprometedor que a própria correspondência, pelo caráter de informação limitada da mensagem, são apenas 150 caracteres. Além disso, com a possibilidade de portabilidade o usuário permanece com o mesmo número mesmo que opte por mudar de operadora, o que mantém seu contato sempre atualizado.
Acredito que a escolha do Serasa pelo SMS mostra o interesse em agilizar a comunicação e a preocupação em passar a informação diretamente ao devedor para que esse possa tomar as devidas iniciativas antes do bloqueio do seu crédito, visto que com o SMS a informação chega instantaneamente, já a correspondência demora de 3 a 7 dias para chegar ao destinatário. Tem também a questão ecológica envolvida no SMS, quanto mais informações forem passadas de forma virtual, menos papel utilizamos, menos emissão de CO2 é feita no meio ambiente e menos árvores são cortadas, assim, as mensagens pelo celular acabam sendo uma forma sustentável de comunicação. Quem sabe futuramente o Serasa acaba adotando somente o SMS como canal de informação de dívidas e se torna um empresa focada em tecnologia "paperless" e mais sustentável.

Daniel Bulach, gerente de negócios da ComuniKa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.