A Enterasys Networks acaba de fechar um contrato com o Hospital e Maternidade Jaraguá , da ciade de Jaragua do Sul, em Santa Catarina, para implementar infraestrutura completa de comunicação e de rede cabeada e wireless. O projeto inclui a cobertura de todos os ambientes do hospital com acesso à internet sem fio para manter o monitoramento clínico dos pacientes continuamente, não apenas nos quartos e UTI, mas incluindo áreas de exames, os deslocamentos e até mesmo dentro dos elevadores.
O hospital, que é uma instituição filantrópica de Santa Catarina, está ampliando sua capacidade de atendimento com a construção de dois novos prédios que serão totalmente interligados. “Como um hospital de referência, o Hospital Jaraguá está investindo em uma infraestrutura tecnológica de primeira linha com o objetivo de assegurar o melhor atendimento médico, uma maior segurança para os pacientes e suporte tecnológico de ponta para o trabalho dos médicos e profissionais de saúde”, destaca Reinaldo Opice, vice-presidente da América Latina da Enterasys Networks e presidente para o Brasil.
Todo o projeto, desenvolvido em parceria com a Sigmafone, está dividido em três fases. A primeira deve ser concluída até o final desse ano e prevê a instalação de toda a infraestrutura no primeiro prédio. A segunda e a terceira etapa serão implementadas ao longo de 2013. “A solução é totalmente flexível. Isso proporciona ao hospital um custo fixo com a infraestrutura de base e a garantia de que isso e pode ser ampliado a qualquer momento”, comenta o executivo.
Para garantir a acessibilidade em 100% dos ambientes do hospital, o projeto contempla um core de rede robusto, dimensionado de modo a oferecer alta disponibilidade com equipamentos redundantes, switches de borda com uplinks de alta velocidade (10 GB)e solução para autenticação do usuário com equipamentos de primeira geração. “A Enterasys desenhou um projeto com redundância para garantir uma rede segura, com altíssima disponibilidade e um gerenciamento integrado wireless e cabeado. E está implementando uma cobertura WiFi total, sem sombras, que incluiu o acesso até mesmo dentro dos elevadores, para atender o desafio de monitorar em tempo real e ininterrupto o estado clínico do paciente”, explica Opice.