Prodest abre licitação para expandir serviços de certificação digital

0
2

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) abriu concorrência para aquisição de equipamentos com o objetivo de melhorar os serviços de emissão de certificados digitais – recurso que permite uma pessoa física ou instituições a fazer atividades online com validade jurídica.

O processo licitatório será feito na modalidade pregão eletrônico – do tipo menor preço por lote e a estimativa é que seja investido cerca de R$ 1,1 milhão na aquisição de cartões criptográficos, de leitoras de cartões e de tokens criptográficos.

"O certificado digital tem sido cada vez mais utilizado pelos órgãos estaduais. Além disso, esse recurso é fundamental para garantir mais segurança às transações eletrônicas. Por esses motivos, estamos expandindo os nossos serviços", explica o presidente do Prodest, Victor Murad Filho.

Segundo o Prodest, o edital está disponível no site www.compras.es.gov.br, onde os interessados podem enviar as propostas até as 9h59 do dia 14 de julho, quando haverá a abertura das sugestões dos licitantes.

Serviços

Em 2012, o Prodest iniciou a emissão de certificados digitais para os órgãos estaduais e demais usuários. Pela autarquia, é possível emitir as seguintes modalidades de certificados digitais: e-CPF (identifica uma pessoa física na Internet); e-CNPJ (identifica eletronicamente uma empresa); Servidor (garante credibilidade e autenticidade a um site); e Assinatura de Código (permite que uma empresa assine programas e códigos a serem distribuídos pela Internet).

Para utilizar esse serviço, os interessados podem acessar os sites www.certificacaodigital.es.gov.br e www.prodest.es.gov.br – banner Prodest Autoridade Certificadora.

 

Deixe seu comentário