A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) registrou uma redução de 80% no tempo de pesquisas e acesso a documentos do GEDGÁS (projeto de Enterprise Content Management – ECM) após parceria com a empresa Kaizen. Segundo a companhia, desde a união, em meados de 2007, os processos tornaram-se mais eficientes, confiáveis e dinâmicos, como consequência da integração entre os sistemas GED, SAP e Sistema de Informações Geográficas (GIS).
Os trabalhos de cadastramento de documentos técnicos começaram em 2005, quando foi implementado o projeto de ECM e foram feitas as integrações com os sistemas GIS e CCP (Centro de Controle de Projetos), o que torna o sistema uma ferramenta corporativa de documentos técnicos. Já em 2007, a Kaizen iniciou os trabalhos e fez o mapeamento de todos os processos da companhia, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos usuários na ferramenta. Em seguida, foi detectada a necessidade de se ampliar o escopo do GEDGÁS, para realizar a integração com o ERP e o SAP e aprimorar a integração com os sistemas GIS e CCP.
O projeto incluiu ao GED as customizações e processos para os demais documentos de histórico de tubulação da rede de gás, documentos de engenharia, medidores, planejamento, marketing e EVT (Estudo de Viabilidade Técnica). Isso tudo com rastreamento completo dos documentos, implementação das políticas de segurança, grupos de usuários e permissão e autorização de acesso de acordo com a competência de cada empregado.
- Resultado