A Stity Tecnologia, representante da Avast no Brasil, identificou a ação maciça dos criminosos cibernéticos nas últimas semanas na tentativa de roubar dados financeiros e de cartões de crédito dos usuários de computador através do envio de e-mail falso se passando por um Boletim de Ocorrência Policial pela Internet.
O e-mail é sobre uma falsa comunicação solicitando comparecimento para "exclarecimentos" – com X – sobre uma suposta denúncia conta o dono do e-mail destinatário, ao qual solicita o seu comparecimento para os tais esclarecimento. A mensagem traz um PDF anexo que contém um cavalo de troia que se instala no computador quando o arquivo é aberto.
Marco Rodrigues, diretor da Štíty Tecnologia, orienta que este tipo de mensagem nunca seja aberto e orienta a apagá-la imediatamente. "É muito importante que o usuário nunca acredite em todos estes tipos de e-mails que recebe e que mantenha seu sistema de antivírus sempre atualizado e que possua recurso AntiSpam para bloquear este tipo de mensagem. Os órgãos governamentais nunca enviar este tipo de comunicação por e-mail, na dúvida é melhor usar a central de atendimento dos serviços públicos para obter informações corretas".