Gartner confirma liderança da Automation Anywhere no mercado de RPA por 2 anos seguidos

0

"A aceleração da digitalização da economia devido aos efeitos da pandemia trouxe como consequência o aumento do números de empresas que tomaram a decisão de adotar soluções de RPA – Robotic Process Automation, tendo em vista as vantagens que elas oferecem para simplificar processos repetitivos, trazer maior agilidade, diminuir os custos e garantir melhores resultados para os negócios", explica Weslyeh Mohriak, country director da Automation Anywhere, que comemora a distinção de "Líder no Quadrante Mágico de 2020 para Automação de Processo Robótica" concedido pela consultoria Gartner, pelo segundo ano consecutivo.

Ele explica que essa escolha é fruto do investimento maciço que a empresa aplica em tecnologia, a maior entre as empresas do segmento; pelas decisões estratégicas de negócios e pela capilaridade e abrangência da atuação da empresa, que contabiliza 1.900 parceiros em mais de 90 países, atendendo as maiores empresas, governos e PMEs, incluindo 85% dos principais bancos e empresas de serviços financeiros, 90% das principais empresas de assistência médica, 85% das principais empresas de tecnologia e 80% das principais empresas de telecomunicações.

À medida que a categoria RPA continua crescendo, organizações de todos os setores continuam a perceber os benefícios da automação inteligente. O Gartner estima que mercado de software RPA cresceu 62,9% em 2019 para US$ 1,4 bilhão e manteve sua posição como o segmento que mais cresce no mercado de software corporativo pelo segundo ano.

Mohriak acrescenta que no Brasil a Automation Anywhere tem o mesmo perfil de clientes que fazem parte do topo da pirâmide, grandes bancos, empresas de finanças e cartão de crédito, mas também empresas de pequeno e médio porte, clientes advindos na maioria das vezes da parceria que a Automation Anywhere tem com a Totvs.

Segundo o Gartner, nos próximos dois a três anos, o mercado continuará amadurecendo e se consolidando, com a fragmentação das ofertas e interesse dos fornecedores em mercados adjacentes (software e nuvem) e aquisições. No Brasil, recentemente a IBM anunciou a aquisição da WDG, que aguarda autorização dos órgãos governamentais para sua conclusão.

Mohriak ressalta que Automation Anywhere "vai continuar na liderança do mercado de RPA, independentemente de quaisquer outras condições, até porque a IBM é um parceiro global da empresa, e que talvez a aquisição seja para atender algum nicho de mercado".

Liderança

O executivo chama atenção que um dos motivos pelo Gartner conceder a distinção, foi a decisão estratégia da Automation Anywhere em criar uma plataforma de RPA na nuvem praticamente do zero, e não reescrever produtos existentes para adaptá-los para nuvem.

De acordo com a Gartner, no ano passado, o Automation Anywhere alcançou um crescimento significativo da plataforma motivado pelo lançamento da única plataforma de automação inteligente nativa da nuvem, comercializada no modelo SaaS – Software como Serviço. Além disso a empresa criou a primeira solução integrada de descoberta de processos do mundo, o Discovery Bot.

Com a plataforma de automação inteligente nativa da nuvem os clientes implantaram mais de 2,1 milhões de bots, que automatizaram mais de 10.000 processos do front office ao back office, garantindo a resiliência dos negócios na ocasião da pandemia da Covid.

Nesse período inicial do coronavírus, a Automation Anywhere foi o primeiro fornecedor de RPA a lançar o Cloud Starter Packs, uma oferta abrangente com preços on-line transparentes e a capacidade de comprar com apenas alguns cliques e cartão de crédito. Além disso, apoiou empresas e governos, oferecendo vários bots, incluindo bots de rastreamento de contatos, linhas aéreas, call center e bots de fornecedores de oxigênio para saúde.

Seu roteiro de investimento para 2020 inclui um reforçar oferta de RPA como serviço; aprimoramento da tecnologia de Inteligência Artificial de conversação; um portal aprimorado para desenvolvedores; uma loja de aplicativo de robôs melhorada; e recursos estendidos para dar suporte a agentes de bot em plataforma Linux e MacOS.

Avaliação do Gartner

Para o Gartner, a Automation Anywhere reconstruiu quase completamente seu produto para a versão A2019 e aprimorou significativamente a experiência do usuário e outros recursos. Esta versão oferece uma experiência intuitiva para o usuário com várias pessoas, navegação guiada, bibliotecas Machine Learning reutilizáveis, forte segurança nativa e um painel de análise intuitivo. Permite entrega robusta na nuvem com thin clients, reduzindo as despesas gerais de manutenção para os clientes.

Ela introduziu preços transparentes e competitivos para sua linha de produtos A2019, com três grandes soluções incluídas. Esse é um grande aprimoramento em relação às versões anteriores, nas quais os componentes de QI Bots e de análise tinham preços incrementais. A agora inclui IQ Bots, Bot Insight e outros componentes importantes, todos dentro do seu pacote corporativo.

O Gartner diz ainda que a Automation Anywhere tem um forte perfil de inovação e a demonstrou através do crescimento de seu ecossistema de parceiros. "Ela usa esse ecossistema para oferecer uma funcionalidade mais ampla aos seus clientes, com benefícios estendidos para parceiros e clientes entregues através de sua Bot Store".

Moriahk destaca ainda o investimento em capacitação e certificação de profissionais qualificados para suprir a demanda explosiva e treinar equipes de serviços de suporte e implantação para companhias de todos os tamanhos, que buscam automatizar seus processos de negócios, descobrir novas ideias para uso de automação e maximizar o retorno sobre o investimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.