Pesquisadores vão discutir efeitos da emissão de radiação por celulares

0

Especialistas de todo o mundo se reúnem no Brasil para analisar os últimos dados científicos sobre os efeitos da emissão de radiações não-ionizantes no organismo humano, especialmente aquelas emitidas por antenas e equipamentos de telefonia celular, estações transmissoras de rádio e TV, e linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.

Na 6ª Edição do Workshop Internacional sobre Radiações Não-Ionizantes também serão discutidos aspectos de proteção e limites de exposição. O evento se realiza no Rio de Janeiro (RJ), entre os próximos dias 14 e 17.

Esta é a primeira vez que o evento ocorre em um país da América Latina. A cada quatro anos, a Comissão Internacional de Proteção contra as Radiações Não-Ionizantes (ICNIRP) promove o encontro internacional com o objetivo de apresentar os avanços científicos relacionados ao tema. As discussões também poderão subsidiar novas recomendações para limites de exposição.

O workshop visa a participação de pesquisadores, especialistas das áreas de energia elétrica, telecomunicações – especialmente de telefonia celular – da indústria de equipamentos, das áreas de exatas, ciências médicas, epidemiológica, biológicas, além de profissionais da mídia.

O evento também é uma oportunidade para a construção de uma agenda nacional de pesquisa e de estudos, especialmente porque tramita no Senado o PLC nº 031/2008, que trata de vários aspectos relacionados à exposição a campos eletromagnéticos. A proposta, já aprovada na Câmara dos Deputados, determina a adoção no Brasil dos limites da ICNIRP, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O PLC 031 também estará em discussão no workshop o que favorece a participação de profissionais do direito, das casas legislativas e de parlamentares.

Para mais informações, acesse: www.icnirp.org/NIR2008/NIR2008.htm

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.