Xerox apresenta o papel reutilizável em evento nos EUA

0

A Xerox vai apresentar durante a Wired NextFest, feira mundial de inovações tecnológicas, que acontece até o dia 12 de outubro em Chicago, nos Estados Unidos, o papel reutilizável. O invento, que pode ser apagado e reutilizado várias vezes, é considerado uma das soluções para a preservação das florestas. A companhia também vai mostrar sua tecnologia de impressão ecológica, por meio da cera sólida, e a técnica de filtração em espiral de água, além de soluções de impressão que dificultam a confecção de documentos falsificados.

Para que funcione, o papel reutilizável traz um composto químico que escurece quando exposto à luz, dispensando o uso de toner ou cartucho de tinta. O composto vai clareando após 16 horas até estar completamente apagado, processo que pode ser acelerado através de exposição ao calor. Após 24 horas, o papel está pronto para ser reutilizado – uma boa notícia para escritórios onde cerca de 40% das impressões são utilizadas por menos de um dia.

Já a cera sólida para impressão é feita a base de resina (como lápis de desenho), que, segundo a empresa, não polui o meio ambiente, e é segura para ser manuseado por qualquer pessoa, pois não gruda na roupa e nem na pele. A cera é aquecida e transferida para o papel, o que produz impressões com qualidade e cores intensas. De acordo com a Xerox, a tecnologia permite uma redução de até 90% na produção de resíduos em comparação a uma impressora a laser tradicional.

Já a filtração espiral de água (spiral water filtration) foi desenvolvida no Centro de Pesquisas de Palo Alto (Parc, na sigla em inglês), por meio da expertise da companhia na manipulação de partículas de toner. A técnica utiliza a força centrífuga para filtrar partículas bem pequenas, o que reduz o gasto com produtos químicos e energia envolvidos em um processo normal de filtração. Além disso, 90% da água filtrada por ser reutilizada. A invenção ainda está em fase de experimentação e o Parc está buscando um parceiro para implementar um projeto piloto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.