Velocidade média da Internet no Brasil sobe 11% no trimestre, para 2,9 Mbps

0

O Brasil perdeu duas posições no ranking global de velocidade média da Internet no levantamento "State of the Internet", da Akamai, relativo ao segundo trimestre de 2014, e passa a ocupar agora a 89a posição entre 136 países. Não que a velocidade média não tenha crescido: foi 11% superior à média dos primeiros três meses do ano, encerrando junho em 2,9 Mbps – alta de 19% na comparação anual.

O fato é que outras nações obtiveram melhor desempenho. A velocidade média global da banda larga no mundo registrou aumento de 21%, atingindo 4,6 Mbps e superando pela primeira vez a barreira dos 4 Mbps, velocidade considerada de banda larga pelo levantamento. A Coreia do Sul manteve-se em primeiro lugar com 24,6 Mbps e crescimento de 4%, seguida por Hong Kong, 15,7 Mbps e crescimento de 18%. No comparativo ano a ano, quatro dos dez melhores países do apresentaram aumento de velocidade média de conexão superior a 50%, liderados pela Coréia do Sul, com 84%.

Na América Latina, destaque para Uruguai, Chile e Argentina, com taxas superiores a 30% de crescimento, com 5,6 Mbps, 4,4 Mbps e 4,2 Mbps, respectivamente. Houve alta também (de 20%) na média global de picos de conexão, que chegou a 25,4 Mbps entre os 139 países avaliados neste índice.

Em primeiro lugar do ranking está Hong Kong, com pico de 73,9 Mbps e crescimento de 12% em relação aos três meses anteriores. Ano a ano, a média (25,4 Mbps) continua a apresentar um sólido crescimento, com evolução de 34% em relação ao segundo trimestre de 2013. O Brasil obteve 20,2 Mbps, aumento de 13% em relação ao primeiro trimestre de 2014 e de 8,1% em relação ao último ano.

Ainda assim, o país caiu do 82º lugar para a posição 89. O maior crescimento na América Latina foi o do Chile, 36%, enquanto o Paraguai registrou o menor índice, 6,6%. Destaque para o Uruguai, que cresceu 225% no ano, mais do que os Estados Unidos e Canadá, países que geralmente apresentam o maior pico das Américas. A Argentina registrou o segundo maior aumento, de 63%. De todos os países, apenas a Zâmbia apresentou queda de velocidade (55%), com 3,8 Mbps.

Móvel e endereços IP

Dos 56 países ou regiões avaliadas no índice de conectividade móvel, a Coreia do Sul manteve a liderança, com velocidade média de 15,2 Mbps.

O Brasil registrou média de 1,5 Mbps e a menor velocidade foi a do Vietnã, com 0,9 Mbps. Já na contagem contagem global de endereços de IP únicos, pela primeira vez o estudo registrou redução: de 0,9% no comparativo entre trimestres, com apenas dois dos Top 10 países/regiões considerados no levantamento (Brasil e Japão) conseguindo aumentar no número de endereços devido ao fato de alguns provedores trabalharem para conservar os endereços IPv4 ou como resultado do aumento da conectividade IPv6 e adoção entre principais fornecedores de rede.

O Brasil é o terceiro país com mais endereços IP, com 6,7% de crescimento no trimestre, e foi o único dentre os dez países com mais endereços que apresentou crescimento de dois dígitos, permanecendo na primeira posição na adoção de endereços IPv4, com 43% de aumento. A maior demanda para IPv6 continua sendo de provedores, como a Verizon Wireless, que detém 50% das solicitações. Telenet, Brutele, Kabel Deutschland e XS4ALL representam mais de um terço dos pedidos do protocolo, e países europeus continuam dominando o ranking de adoção de IPv6, com sete das dez principais posições – Bélgica, Suíça e Luxemburgo estão no topo da lista com 19%, 10% e 8,8%, respectivamente.

Ataques

A Akamai também identificou, através do monitoramento de sua infraestrutura, os países nos quais os ataques são originados, bem como os principais pontos atingidos por eles. O relatório identificou tráfego de ataques a partir de 161 países ou regiões, e mostra que a China permanece no topo como fonte de ameaças de maior volume observado, com 43%. Os EUA caíram da segunda para a terceira posição, com 13%, e a Indonésia assume seu lugar, com 15%. O Brasil que estava em 8º lugar no último trimestre, sobe para a 7ª posição, com 1,7%. Foram 270 ataques DDoS reportados pelos usuários Akamai no trimestre, queda de 5% em relação aos primeiros três meses do ano e de 15% no comparativo ano a ano.

Os ataques no setor de tecnologia mantiveram ritmo crescente, com alta de 60%, enquanto o setor público registrou maior queda, de 54%.

4K

O ranking "4K Readiness", que analisa a entrega de streaming de ultra alta resolução (4K) e considera que é preciso 15 Mbps de capacidade para que vídeos sejam trafegados, identificou que apenas 12% dos países conectados à plataforma da fornecedora apresentaram conexão superior a essa velocidade. O Brasil caiu da posição 45 para 49 no trimestre entre 51 países, com 0,6% de suas redes capazes de realizar streamings em 4K.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.