A Vivo é única empresa brasileira e do setor de telecomunicações no mundo presente no "Change the World list", ranking da revista norte-americana Fortune, com as 59 empresas que mais contribuem com o desenvolvimento da sociedade na atualidade. A empresa ocupa da 21ª posição, junto a grandes marcas globais, como Apple e Patagônia.
A classificação busca reconhecer as companhias com impacto positivo ambiental ou social a partir de sua estratégia de negócios e destaca o Vivo Recicle, principal programa ESG da Vivo junto ao consumidor, que promove a economia circular por meio da reciclagem de eletrônicos. Só em 2022, o programa recolheu 11,3 toneladas de lixo eletrônico. A empresa mantém pontos de coleta em suas 1,8 mil lojas por todo o Brasil. A lista conta com 59 cases, distribuídos em 50 posições.
A metodologia do "Change the World list" avalia três fatores principais: impacto social mensurável, que considera o alcance, natureza e durabilidade do impacto da iniciativa; resultados comerciais, que pondera o benefício que o projeto socialmente impactante traz para a companhia; grau de inovação, que analisa o nível de inovação envolvido comparado ao seu setor e se outras companhias seguiram seu exemplo. A Vivo foi selecionada entre aproximadamente 250 participantes.