Nokia perde briga por patentes de US$ 250 milhões nos EUA

0

Às voltas com a acusação da Qualcomm na Comissão Européia de que teria infringido a lei de patentes, a Nokia agora terá de pagar cerca de US$ 250 milhões à InterDigital Communications, fornecedora americana de tecnologia wireless, após perder a disputa que vinha travando com a empresa nos tribunais dos EUA.

A disputa legal começou há mais de seis anos quando a InterDigital alegou na Justiça que a Nokia não teria pago pelo uso de sua tecnologia em aparelhos 2G e 2.5G. Em junho do ano passado, a Câmara Internacional de Comércio ordenou que a fabricante finlandesa pagasse a quantia devida à InterDigital, mas a empresa recorreu da decisão. O CEO da InterDigital, William Merritt, disse que esperava que a Nokia seguisse o acordo que as duas companhias firmaram em 1999, o que acabou não acontecendo.

A Nokia vem sendo acusada também pela Qualcomm de ter infringido 12 itens de patentes. A briga começou quando a fabricante finlandesa, junto com outras por cinco companhias, solicitou que a Comissão Européia investigasse as práticas de licenciando da empresa, alegando que companhias com patentes essenciais deveriam concordar em licenciá-las em termos justos, razoáveis e sem discriminação. Segundo a Nokia, a Qualcomm não havia fornecido nenhuma proposta de licença e continuava a negligenciar as obrigações de licenciar suas patentes essenciais para os padrões GSM/GPRS/EDGE.

A Nokia disse, contudo, que analisará reivindicações de Qualcomm, mas adiantou que vai lutar para assegurar que seus direitos sejam protegidos inteiramente. A fabricante estabelece relação entre a ação da Qualcomm como uma ?retaliação? ao pedido feito com as cinco companhias para que a Comissão Européia investigasse as práticas de licenciando da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.