Empresas estão mais seletivas nas terceirizações, revela pesquisa

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Uma pesquisa conduzida pela Quint, consultoria especializada em gerenciamento de serviços, constatou que as terceirizações focadas em cortes de gastos têm claro impedimento à inovação, apesar de 75% das companhias ainda terem a redução de custos como principal razão para este tipo de projeto.

Outra descoberta do estudo é que o mercado de outsourcing continua amadurecendo e as empresas tendem a se tornar mais seletivas nas terceirizações.

O estudo também mostrou que entre os fornecedores de outsourcing, 50% obtêm sucesso em poupar gastos conforme os acordos firmados com seus clientes. Mas metade desse grupo tem muitas restrições relacionadas a sua capacidade de inovar.

Isso porque contratos de outsourcing motivados pela redução de custos geralmente são inflexíveis, não permitindo liberdade para inovação. Ou falham ao não documentar isso, informa a consultoria.

Segundo a Quint, a maioria dos contratos de outsourcing de TI ainda são voltados para infra-estrutura. A necessidade de conter custos e de focar nas atividades pertencentes ao core da empresa reforçam a popularidade desse tipo de outsourcing.

Comparada a 2004, a pesquisa mostra que a proporção de empresas que terceirizaram a administração e o desenvolvimento de aplicações cresceu de 15% para 32%.

Também foi constatado que as companhias parecem estar se tornando mais seletivas em seus projetos de outsourcing. Ao invés de terceirizar toda a TI, estão escolhendo apenas certos itens, como infra-estrutura. Uma abordagem que demanda uma política de outsourcing mais extensiva e um controle mais profissional da organização.

?O outsourcing das aplicações de TI pode dar uma valiosa contribuição para a inovação comercial?, disse Arno IJmker, sócio da Quint. ?O outsourcing analisado e planejado pode levar a uma parceria estratégica entre fornecedor e parceiro. Essa parceria estimula os parceiros a serem inovadores, e também a manter suas características distintas, que caminham para uma constante melhoria dos processos de negócio?, finaliza.

A pesquisa envolveu 107 executivos de TI de companhias na Europa e América do Sul (especialmente do Brasil) de diversos setores. Especialistas em outsourcing de TI foram entrevistados para garantir informações mais qualitativas.

O número de funcionários das organizações participantes varia de 100 a mais de 10 mil, e os budgets para TI vão de 50 mil euros a mais de 200 milhões de euros.

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