O atual presidente do PayPal, Scott Thompson, foi contratado para o cargo de presidente executivo (CEO) do Yahoo, de acordo com nota divulgada nesta quarta-feira, 4. Ele toma posse na próxima segunda-feira, 9. À frente da divisão de pagamentos do site de leilões eBay, o executivo liderou a expansão da base de usuários da plataforma de 50 milhões para 104 milhões de pessoas em 190 países. Thompson também foi responsável pelo aumento da receita da empresa de US$ 1,8 bilhão, quando tomou posse, para US$ 4 bilhões, no ano passado.
Desde a tumultuada demissão de Carol Bartz, em setembro do ano passado, o Yahoo vem enfrentando desafios administrativos e estava procurando um nome para assumir o cargo de CEO. Além disso, nos últimos anos, a companhia vem encontrando dificuldade para reverter o fraco desempenho e a estagnação da receita com publicidade on-line.
Paralelamemente a esse quadro, o Yahoo recebeu ofertas de compra por gigantes da internet, como o Google, Microsoft e o grupo chinês Alibaba, no qual detém uma participação acionária. A empresa conseguiu alguns avanços na negociação de seus ativos asiáticos, que devem ser vendidos para empresas do continente de maneira que o site possa focar suas atividades na melhoria do desempenho no mercado americano.