Mudar os hábitos de seus mais de 4.700 colaboradores em duas unidades industriais no interior de São Paulo e implantar melhorias de processos para ganhar eficiência na gestão. Esses dois objetivos pautaram a implantação de um sistema de Planejamento Operacional com Grupos Operativos (PG-GO) pela Usina Santa Isabel (USI).
O sistema foi desenvolvido pela Intelligentsia Competitividade Integrada, em parceria com a Veratis, e aplicado inicialmente nas áreas de manutenção e suprimentos da usina.
Segundo Alcides Romero Graciano, diretor de manutenção e suprimentos da Usina Santa Isabel, os resultados têm sido positivos. “Primeiro os funcionários ficaram preocupados, mas conseguimos ter boa receptividade. É um projeto difícil, pois precisamos mudar uma cultura que já está arraigada no funcionário”, afirma.
Com capacidade para moer 5 milhões de toneladas de cana de açúcar e unidades industriais nas cidades paulistas de Novo Horizonte e Mendonça, a Usina Santa Isabel conseguiu reduzir os custos com a diminuição no atraso de entregas.
Antes do projeto, a empresa tinha 86 páginas de entregas em atraso, após a implantação este número caiu para dez. “Esse ganho se deu em resposta ao acompanhamento e monitoramento da área de compras. Muitas vezes nós já tínhamos o material, mas não constava a entrega, por exemplo. Com o projeto conseguimos organizar este setor’, conta Graciano.
O sistema PO-GO foi implantado em aproximadamente seis meses com a participação de mais de 300 funcionários da usina que, no processo, utilizou o software Aris, da Software AG, no modelo Business Process Management (BPM)
O primeiro passo do projeto foi identificar as responsabilidades e a missão de cada colaborador, as intersecções entre as atividades que significavam retrabalho, os perfis das pessoas que executavam cada função e a interação entre os líderes.
Depois, foram realizadas reuniões estratégicas, de área e individuais, para determinar as melhores práticas para obtenção da eficiência. Além disso, houve capacitação de 33 líderes com reuniões semanais durante quatro meses.
Sem dúvidas, onde se consegue reunir tecnologia com informação o resultado será eficiência. E nos negócios isso se traduz em renda/lucro para a empesa.