Usina Santa Isabel ganha eficiência na gestão de processos

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Mudar os hábitos de seus mais de 4.700 colaboradores em duas unidades industriais no interior de São Paulo e implantar melhorias de processos para ganhar eficiência na gestão. Esses dois objetivos pautaram a implantação de um sistema de Planejamento Operacional com Grupos Operativos (PG-GO) pela Usina Santa Isabel (USI).

O sistema foi desenvolvido pela Intelligentsia Competitividade Integrada, em parceria com a Veratis, e aplicado inicialmente nas áreas de manutenção e suprimentos da usina.

Segundo Alcides Romero Graciano, diretor de manutenção e suprimentos da Usina Santa Isabel, os resultados têm sido positivos. “Primeiro os funcionários ficaram preocupados, mas conseguimos ter boa receptividade. É um projeto difícil, pois precisamos mudar uma cultura que já está arraigada no funcionário”, afirma.

Com capacidade para moer 5 milhões de toneladas de cana de açúcar e unidades industriais nas cidades paulistas de Novo Horizonte e Mendonça, a Usina Santa Isabel conseguiu reduzir os custos com a diminuição no atraso de entregas.

Antes do projeto, a empresa tinha 86 páginas de entregas em atraso, após a implantação este número caiu para dez. “Esse ganho se deu em resposta ao acompanhamento e monitoramento da área de compras. Muitas vezes nós já tínhamos o material, mas não constava a entrega, por exemplo. Com o projeto conseguimos organizar este setor’, conta Graciano.

O sistema PO-GO foi implantado em aproximadamente seis meses com a participação de mais de 300 funcionários da usina que, no processo, utilizou o software Aris, da Software AG, no modelo Business Process Management (BPM)

O primeiro passo do projeto foi identificar as responsabilidades e a missão de cada colaborador, as intersecções entre as atividades que significavam retrabalho, os perfis das pessoas que executavam cada função e a interação entre os líderes.

Depois, foram realizadas reuniões estratégicas, de área e individuais, para determinar as melhores práticas para obtenção da eficiência. Além disso, houve capacitação de 33 líderes com reuniões semanais durante quatro meses.

1 COMENTÁRIO

  1. Sem dúvidas, onde se consegue reunir tecnologia com informação o resultado será eficiência. E nos negócios isso se traduz em renda/lucro para a empesa.

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