O cloud computing (computação na nuvem) nada mais é que a capacidade computacional virtual localizada em data centers, que nem é preciso saber onde estão fisicamente. Ou seja, é apenas uma nova nomenclatura de um conceito simples e que já existe há mais de 15 anos. Mas mesmo sendo antigo o conceito, ele faz com que a indústria de tecnologia passe pela maior transformação dos seus últimos 30 anos.
A nuvem representa uma oportunidade para inovação e para oferta de novos serviços por meio de data centers de última geração espalhados pelo mundo e com capacidade gigantesca de processamento disponível. Dessa forma, a tecnologia da informação retoma o seu valor estratégico. A magia da nuvem está na possibilidade de implementação de recursos tecnológicos de forma imediata.
Com o conceito de cloud computing é possível eliminar investimentos em hardware, software e infraestrutura, além da flexibilidade do pagamento como serviço, simplificando o acesso à alta tecnologia por parte das pequenas empresas e até usuários finais. É um enorme passo que estamos dando rumo à democratização da tecnologia da informação, pois o conceito de nuvem permite a criação de novos modelos de oferta de negócios, a aquisição de recursos sob demanda e o acompanhamento do crescimento das empresas – por meio da flexibilidade e da escalabilidade.
Atualmente, já podemos contar com diversos recursos e ferramentas que estão migrando para a nuvem: aplicações, armazenamento de dados (storage), serviços de e-mail, softwares sofisticados (ERP, BI, CRM etc.) e nuvem de serviços (infraestrutura, plataforma, software etc.). Destes, uma das novidades é a migração do sistema de telecomunicações para cloud computing. Esse novo conceito disponibiliza soluções de PABX on-line – que pode ser contratado conforme a quantidade de ramais que a empresa precisa. Tudo isso graças à flexibilidade do conceito da nuvem. O conceito de comunicação unificada – que também é bastante novo – é importante para dar autonomia ao usuário para definir como e por quem ele poderá ser encontrado, independente de onde estiver.
A mobilidade para comunicação, somada às aplicações IP e aplicações empresariais, abre espaço para a oferta de serviços em nuvem sob demanda como, por exemplo, arquitetura de serviço PABX virtual integrado a plataformas de comunicação colaborativas. Com a unificação dessas plataformas de serviços sobre IP, a responsabilidade e a estratégia de gestão e suporte das empresas deverão ser reavaliadas, levando em consideração o usuário, que poderá estar ou não no escritório. Dessa forma, a presença física no ambiente de trabalho passa a ser uma opção, já que a presença virtual e a colaboração estarão dentro da nuvem de serviço.
Esse cenário está fazendo com que as empresas reavaliem os seus modelos de negócio e busquem soluções que incorporem mais inteligência e simplicidade às suas comunicações, permitindo que profissionais distantes geograficamente trabalhem como se estivessem no mesmo ambiente. Estamos falando de inserir inteligência na comunicação dentro ou fora da empresa. E a comunicação unificada, que até pouco tempo exigia um alto valor de investimento, passa a estar disponível e acessível às empresas de todos os tamanhos com cloud computing.
Contratar serviços de voz e aplicações inteligentes sob demanda com gestão orientada aos negócios será um diferencial para as empresas que desejam crescer com maior rapidez e precisam concentrar-se em suas atividades-fim ao invés de se preocupar com a tecnologia. A colaboração por meio de comunicação unificada e a integração de plataformas para a oferta de serviços em nuvem trarão mudanças importantes para o ambiente de comunicação, influenciando a própria cultura da empresa.
Os usuários cada vez mais querem uma plataforma multiambiente na qual possam compartilhar informações e produzir de forma alinhada com as necessidades de trabalho. Mas isso com segurança e simplicidade. Nos próximos anos, veremos que cloud computing será um caminho sem volta com a integração de serviços IP de ferramentas corporativas, redes sociais, mobilidade, e-mails, telefonia IP, presença, mensagens instantâneas e videoconferência. E a gestão e oferta desses serviços através de um único ponto será um beneficio para as empresa, mas principalmente para a sociedade.
*Daniel Duarte é presidente da TellFree.
- Daniel Duarte, da TellFree