Como já era esperado pelo mercado, o Yahoo anunciou nesta quarta-feira, 4, um plano de demissões para reduzir custos, numa tentativa desesperada de retormar a rentabilidade da empresa. Ao todo, serão dispensados 2 mil empregados, o que equivale a 14% do quadro total de funcionários. Com isso, o site pretende economizar US$ 375 milhões anuais.
"As ações de hoje são um importante passo para um novo Yahoo – menor, mais ágil, mais lucrativo e melhor equipado para inovar na mesma velocidade de nossos clientes e na necessidade da indústria", justificou o CEO, Scott Thompson. "Estamos intensificando esforços em nosso negócio e realocando recursos para prioridades mais urgentes. Nossa meta é voltar à nossa proposta original – colocar usuários e anunciantes primeiro – e estamos nos movendo agressivamente para atingir esse objetivo", enfatizou.
Os empregados serão notificadas nesta quarta mesmo. O Yahoo deve fornecer mais informações sobre a reestruturação no dia 17 de abril, quando será divulgado o seu balanço do primeiro trimestre. A empresa enfrenta dificuldades para recuperar seu faturamento com publicidade. No ano passado, o lucro líquido de US$ 1,04 bilhão representou uma queda de 14,8%. A receita, por sua vez, declinou 21% e totalizou US$ 4,984 bilhões.