Publicidade
Início Inovação User Experience Desafios da usabilidade

Desafios da usabilidade

0
Publicidade

Desenhar um sistema intuitivo que garanta ao usuário uma experiência positiva é a função do UX Designer. O desafio é ainda maior quando entre os usuários se destacam pessoas que têm pouco contato com dispositivos tecnológicos e digitais. Na divisão de Agricultura da Hexagon trabalhamos basicamente com profissionais agrícolas. Eles têm perfis bem diversificados: o analista que configura os equipamentos em um ambiente web, o técnico que instala os hardwares em maquinários como tratores e colhedoras  e o operador desses veículos, que atua diretamente com as soluções no campo. Nosso desafio é garantir que todos os níveis de usuários sejam atendidos.

Neste contexto, o foco é direcionado aos operadores de máquinas. São profissionais que trabalham sob sol ou chuva, dia e noite e em constante movimento. A maioria não tem computador ou internet em suas casas e não tem o hábito de ler manuais. Mas hoje o cenário já é bem mais promissor que o de alguns anos atrás. O celular trouxe uma nova experiência digital a este usuário, que já consegue, por exemplo, utilizar uma tela touch screen sem dificuldades e entender determinados padrões de ícones e fluxos de navegação.

Conhecer e entender a realidade e o perfil desses usuários é fundamental para a construção de uma plataforma funcional. Para isso, contamos com os relatos dos técnicos que vão a campo realizar os testes e coletar feedbacks de usabilidade de nossos produtos. Nos últimos anos, também passamos a apostar em produtos mais modernos e inovadores, aliando uma estratégia de treinamentos presenciais constantes. Deu certo. Navegação vertical, atalhos, ícones em vez de textos e recursos como arrastar a tela para apresentar funcionalidades ocultas já são padrão em nossos softwares e completamente internalizados pelos operadores.

Vale dizer que, antes mesmo do desenvolvimento, fazemos a validação dos protótipos com nossos técnicos que atuam em campo. Em seguida, as soluções passam por uma série de etapas de testes. Os testes formais, feitos em ambiente controlado, contam com a experiência de testadores com formação na área de mecanização em agricultura de precisão, o que garante a qualidade funcional do produto. Em campo, nossos técnicos executam os testes no ambiente final, muitas vezes com clientes parceiros. Além de validar as funcionalidades, estes testes são fundamentais para descobrir problemas de usabilidade.

Acreditamos que, seguindo este processo e coletando sempre o retorno dos usuários finais, poderemos fornecer cada vez mais produtos aderentes ao mercado agrícola. E o que é melhor, produtos que seguem as novas tendências adotadas pelas ferramentas mais modernas disponíveis atualmente.

Érika Tatiana, analista de qualidade da Hexagon.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile