O governo federal lançou nesta terça-feira, 4, um portal especialmente destinado aos servidores do Poder Executivo Federal: o SouGov.br. A previsão é de que mais de 1,3 milhão de usuários e mais de 14 mil servidores da área de gestão de pessoas sejam beneficiados com a nova ferramenta tecnológica. O ambiente, que pode ser acessado pela internet ou aplicativo, reúne funcionalidades relacionadas ao cotidiano do serviço público, como o envio de atestado médico e a solicitação de auxílio-transporte. A tecnologia também atenderá a aposentados e pensionistas. A lista completa de serviços pode ser consultada aqui. Já o app pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na AppStore.
"O objetivo é resolver o excesso de requisitos e canais de acesso aos serviços, acelerar o tempo e a qualidade de atendimento e expandir a oferta de serviços digitais, tornando o SouGov.br um canal único para direitos e benefícios gerados em função da relação de trabalho com a administração pública federal. Vamos transformar a experiência do servidor com a gestão de pessoas do governo", anunciou o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia (SEDGG/ME), Caio Mario Paes de Andrade.
Em uma primeira fase, o SouGov.br vai trazer os serviços já disponíveis no Sigepe mobile – atual aplicativo que será desativado em breve. Gradativamente, os serviços atualmente oferecidos pelo Sigepe Banco de Talentos e Sigepe Gestor também serão migrados para o novo aplicativo. Além disso, até setembro de 2022, serão oferecidas outras 20 funcionalidades inéditas.
Irreversível
"Vejo, num futuro próximo, o Estado funcionando como um ente quase que totalmente digital. A transformação digital do Estado está acontecendo e vai se aprofundar. Tudo o que transformamos em digital nunca mais volta para trás. É irreversível. E assim estamos nos adaptando às transformações que o mundo exige e preparando o futuro da Administração Pública, o que certamente irá impactar num atendimento de excelência para todos os cidadãos", diz o secretário da SEDGG.
O SouGov.br foi desenvolvido pelo Serpro, principal parceiro do governo na transformação digital do Brasil. "Essa transformação não é apenas a migração de processos para o meio eletrônico, mas uma mudança cultural de desburocratização dos serviços da administração pública para o cidadão. É a ressignificação da relação entre os brasileiros e o Estado, oferecendo soluções digitais inteligentes, mais simples, ágeis e seguras, para facilitar a vida de todos", avalia o presidente do Serpro, Gileno Barreto. Segundo Gileno, a previsão é de que sejam lançadas novas funcionalidades a cada dois meses.
Unidades de gestão de pessoas
Para as unidades de gestão de pessoas, serão cerca de 40 serviços automatizados. A ideia é promover uma mudança de ponta a ponta, promovendo a automação de processos e unificando canais de atendimento. Os gestores também terão acesso a vários instrumentos e informações diversas sobre a força de trabalho da administração pública federal. "Isso irá ajudá-los na tomada de decisões e na construção de uma política de gestão de pessoas mais moderna e eficiente. Assim, o trabalho fica mais simples e ágil. Os processos internos de pessoas serão padronizados e automatizados, o que significa um melhor aproveitamento da força de trabalho e dos recursos públicos federais para outras demandas", explica o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo Sultani.
Acesso Único Gov.br
Para se conectar ao SouGov.br, o servidor deve ter uma conta gov.br. O login único do Governo Federal (acesso.gov.br), que já dá acesso a mais de um mil serviços públicos digitais, também será a chave de acesso para todos os serviços de gestão de pessoas.
Uma das maiores plataformas de governo do mundo, o portal http://gov.br alcançou, na semana passada, 100 milhões de usuários cadastrados, cerca de 47% da população brasileira.