A equipe de pesquisa de segurança da A10 Networks detectou mais de 15,4 milhões de DDoS (ataques de negação de serviço) em 2021. Segundo a empresa, há avanços significativos no escopo e intensidade dos cibercrimes, tendo um aumento de mais de 100%, ano após ano, de armas de amplificação potencial mais obscura, como a Apple Remote Desktop (ARD).
Segundo a A10 Networks, esse tipo de ataque precisa levar as empresas a adotar melhores medidas de segurança. A empresa destaca os princípios do Zero Trust que podem proteger as redes e garantir que elas não estejam sendo usadas para lançar ataques.
Isso é interessante visto que aumentaram os ataques com intenções de atingir governos. Recentemente, o monitoramento inteligente da A10 Networks detectou o uso de ataques DDoS para interromper a infraestrutura e as comunicações na Ucrânia em fevereiro de 2022, exatamente quando a Rússia iniciou a guerra.
Além disso, em 21 de março de 2022, o governo norte-americano emitiu orientações estimulando as organizações locais a agirem rapidamente para se protegerem de ataques e guerras cibernéticas patrocinadas por governos, como consequência do conflito em curso entre a Rússia e a Ucrânia. A orientação, embora destinada a organizações sediadas nos Estados Unidos, transmitiu um senso de urgência para que corporações globais reavaliem sua postura de segurança.