A Iris Worldwide São Paulo, agência global de inovação criativa com estratégias em ESG, é responsável por desenvolver a primeira campanha publicitária da umgrauemeio, climate tech startup que utiliza a inteligência artificial através de uma plataforma integrada para gestão de incêndios florestais. A solução desenvolvida é capaz de reduzir em até 90% as áreas queimadas através de software proprietário capaz de detectar sinais de fumaça em segundos, utilizando poderosos algoritmos de inteligência artificial (IA). Hoje, a startup já monitora mais de 8 milhões de hectares no Brasil.
A ação vai de encontro com o propósito da Iris, que contribui para o desenvolvimento sustentável e a preservação de recursos naturais. Com o intuito de chamar a atenção para o objetivo da umgrauemeio, que gira em torno da redução da emissão de CO2 e manutenção da elevação da temperatura na Terra abaixo de 1.5ºC, o principal desafio da campanha é comunicar a importância desse tipo de serviço de uma maneira compreensível para o público-alvo. Ou seja, a grande meta por parte da agência com campanhas climáticas é fazer com que a marca seja conhecida e, mais do que isso, compreendida.
O mote central é o conceito maior da campanha, e, nesse ponto, a Iris e a umgrauemeio se conectam ainda mais. "Para a Iris, a parceria com a umgrauemeio foi um grande privilégio. Conceber e operar a estratégia de comunicação de uma empresa que atua em prol do meio ambiente é uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo um nobre desafio que requer sobretudo expressividade para fazer frente a situação climática atual no Brasil e no mundo", diz Fabiana Jadão, Managing Director da Iris Worldwide São Paulo.
Em 2021, a Iris desenvolveu a campanha 'The World is Looking to You, COP 26', para a Quadrature Climate Foundation (QCF), com o intuito de esclarecer o quão difundido e devastador é o impacto da crise climática sobre as pessoas em todo o mundo e alertar a falta de ações efetivas das Conferências das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, lembrando os líderes mundiais e delegados da COP26 de sua responsabilidade com o cenário climático. A umgrauemeio nomeou a Iris para liderar esses esforços de campanha em 2022, em grande parte devido à reconhecida experiência da agência em iniciativas globais de sustentabilidade. "Como empresa, nos preocupamos profundamente em criar impacto onde mais importa — consumidores e marcas — e minimizar nosso impacto coletivo no meio ambiente", acrescenta Lucas Prado, Strategy Director da Iris Worldwide.
Para Rogério Cavalcante, CEO da umgrauemeio, ter uma agência parceira, que divida os mesmos ideais e que converse com a ação, é essencial para colher os resultados esperados." Ver a Iris 100% alinhada com nosso propósito, nos traz uma segurança quanto a fidelidade e transparência de tudo que vem sendo feito e principalmente do que está por vir ", afirma Cavalcante.
O lançamento da campanha está previsto para o final de maio. Lucas Prado, afirma, em nome da agência, que a entrega deste projeto significa lutar por mudanças reais. "Temos uma proposta ousada para causar uma mudança significativa com a união de dois fatores principais: o benefício financeiro da solução da umgrauemeio e o benefício global de reduzir os danos de queimadas", conclui.