O monitoramento em tempo real da infra-estrutura completa de TI aliado à geração de relatórios e indicadores gerenciais não é mais privilégio de grandes empresas.
Pequenas e médias cujas atividades demandam o funcionamento de servidores e equipamentos 24 horas por dia, sob pena de terem seu negócio afetado, estão aumentando a procura por este tipo de serviço, inviável no passado por conta dos altos custos que esta operação envolvia.
Empresas como Guimar Engenharia, a construtora de dutos Conduto e Niely Cosméticos apostam em soluções de gestão de tecnologia que permitam o acompanhamento de sua infra-estrutura crítica, a antecipação de futuros problemas e a divulgação e geração de relatórios e indicadores.
De olho neste mercado, a Netcenter, especializada em infra-estrutura de TI e outsourcing, lançou no começo do ano uma solução voltada especificamente a este público. A ferramenta NOCNET foi desenvolvida para atender as chamadas missões críticas, em negócios que não podem sofrer interrupção ou que necessitam de monitoramento 24 horas, como correio eletrônico, internet e banco de dados, bem como na capacidade do ambiente, monitorando servidores, ativos de rede e links.
A Conduto, especializada em construção e montagem de dutos onshore e offshore, precisava de uma solução que garantisse a continuidade dos negócios, inclusive em horários não comerciais. Com o NOCNET, a empresa já possui monitoramento exclusivo e contínuo de suas operações.
Já na Guimar Engenharia, o principal objetivo era obter informações em tempo real. A empresa, que atua no ramo Gerenciamento de Projetos, hoje possui um serviço que garante o monitoramento e contínua operação de sua rede.