A holding CPFL Energia anuncia novos projetos para tornar sua rede mais inteligente e melhorar a eficiência operacional de seus serviços. São eles: Telemedição, Mobilidade e Operação, que serão implementados com consultoria da IBM Brasil. Os projetos fazem parte da estratégia de investimentos em soluções inteligentes, prioridade de negócio desde 2009.
Os benefícios desses projetos são a identificação mais rápida de fraudes, falhas e perdas de energia; maior rapidez e automatização na conexão e desconexão de serviços; redução do número de ocorrências na rede, redução do tempo médio de atendimento, além de poder conhecer, em tempo real, o consumo e perfil de carga de seus consumidores, aumentando a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes.
Inteligência digital na rede da CPFL
No primeiro projeto, de Telemedição do Grupo A (clientes industriais e comerciais), a CPFL implantará 25 mil medidores inteligentes até o final de 2012. Para avaliar as necessidades de comunicação, a empresa conta com a consultoria da IBM, que vai definir a infraestrutura necessária para executar a automação da medição, além de propor uma nova arquitetura de comunicação da rede operativa da CPFL que atenda aos novos requerimentos demandados por redes elétricas inteligentes (SmartGrid).
Segundo o diretor de engenharia e gestão de ativos da CPFL, Rubens Bruncek Ferreira, investir em SmartGrid é mais que uma tendência, é uma necessidade de mercado: "A escolha da IBM como parceira nesses projetos deve-se principalmente à experiência da empresa no mundo, onde conta com 150 projetos-referências baseados nas melhores práticas de mercado", diz.
"Cada medidor instalado, que estará conectado online, servirá como um sensor de rede para auxiliar o centro de operações a identificar eventuais falhas e ocorrências. Além disso, os técnicos poderão fazer manutenção preventiva remotamente, evitando desperdício de tempo e deslocamento. O projeto pode vir a ser implantado no futuro em clientes seletos do grupo B, como grandes condomínios", informa Bruncek.
O segundo projeto é o de Mobilidade para otimização da equipe de campo. Atualmente, a CPFL orienta essas equipes por rádio, o que demanda muito tempo e dificulta o controle sobre a localização de todas as equipes. "Muitas vezes, há uma equipe próxima ao problema e acabamos solicitando o deslocamento de outros profissionais. Com esse projeto, passaremos a enviar as informações para um Palm Top, incluindo mapas, fotos e instruções, e o sistema permitirá obter a localização exata das equipes. Com informações precisas, conseguiremos tomar decisões que resultarão em redução de tempo e custos", completa o executivo da CPFL.
Iniciada em 2010, a terceira iniciativa de rede inteligente da CPFL é a Operação, e trata da automação das chaves da rede de distribuição. O projeto prevê a instalação de chaves que, além de fazer suas funções rotineiras de proteção e religação, possuem um módulo de comunicação conectado ao centro de operação que permite ao operador, em casos de falhas na rede, identificar e isolar o trecho com problema e executar manobras de forma a restabelecer a energia mais rapidamente. "No ano passado, foram instaladas 1.000 chaves, este ano estamos instalando mais 1.000 unidades nas empresas da holding, e assim sucessivamente até chegarmos ao número de 5 mil chaves instaladas", explica Bruncek. Posteriormente, haverá uma atualização do software, que permitirá que os isolamentos e as reconfigurações da rede sejam feitos pela solução de forma automática, sem necessidade de interferência e análise do operador.
"Os projetos de SmartGrid demonstram o lado visionário da CPFL. Adicionar inteligência digital ao seu modelo de negócios é contribuir não só para sua eficiência operacional, mas principalmente para um planeta mais sustentável", declara o diretor do segmento de Energia da IBM Brasil, Newton Tanaka. "O conceito de rede inteligente (SmartGrid) é fator-chave para os negócios da CPFL, inclusive no que tange novas formas de produzir energia", completa.
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