Regency IT Consulting traz tecnologia de rastreamento Q Data integrada ao SAP

0

A Regency IT Consulting, empresa de consultoria em Tecnologia da Informação, gestão de projetos e cloud computing, traz para o Brasil a tecnologia GBT (Global Batch Traceability) da norte-americana Q Data. Parceira da SAP, a consultoria promove a integração da solução ao ERP da fabricante de software de gestão alemã, conciliando recursos que garantem uma visão completa do processo de rastreabilidade de produtos.

A integração consolida a oferta local do SAP GBT 1.0, sistema que permite o rastreamento de produtos de ponta a ponta da cadeia de abastecimento – da fabricação à venda, passando por todas as etapas de transporte e distribuição. Um monitoramento abrangente que propicia a adesão de companhias, por exemplo, a exigências de setores rigorosos quanto à rastreabilidade de itens, como o de saúde e fármacos.

No Brasil, uma destas exigências é a norma RDC 54/13 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que criou em 2013 o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, estabelecendo prazo máximo de três anos para que empresas titulares de registro, fabricantes ou importadoras de produtos farmacêuticos adotem sistemas para rastreamento dos itens, por meio de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados envolvendo toda a cadeia, desde o laboratório ao comprador final.

A norma, que atende a regras de rastreabilidade exigidas pela Lei Federal 11.903/09, não é a única obrigatoriedade para agentes da cadeia farmacêutica e hospitalar. Para empresas que trabalham com o mercado norte-americano deste segmento também há o DSCSA (Drug Supply Chain Security Act), padrão definido pela FDA (U.S. Food and Drug Administration) para controle da cadeia de fornecimento de medicações e que vem entrando em vigor gradativamente, de acordo com o setor de atuação do fornecedor, desde fevereiro deste ano.

Com o GBT Q Data integrado ao ERP SAP, as companhias podem rastrear um produto desde a etapa de produção até sua chegada ao consumidor, acompanhando as interações ocorridas sobre ele com informações sobre agentes, locais e data de cada uma.

Além de atender a normas regulatórias, a tecnologia também possibilita o cumprimento de padrões de qualidade, como os aplicados a algumas verticais de indústria que precisam manter medições periódicas de quantidade (por exemplo, temperatura e peso) de seus produtos ao longo da cadeia de abastecimento.
Ações de recall também são facilitadas pelo sistema, pois, uma vez que permite acompanhar todo o trajeto de um item e as interações realizadas sobre ele, torna muito mais ágil o processo de retirada ou devolução do mesmo em caso de necessidade.

O GBT também amplia as possibilidades de detecção e combate à falsificação ao longo da cadeia de suprimento, evitando que lotes falsos sejam incorporados à esteira de fornecimento legítimo e, em última instância, protegendo as marcas e fornecedores originais de prejuízos financeiros e contra sua idoneidade.

A expertise da Regency IT Consulting na integração de GBT Q Data ao SAP inclui implantação e integração do SAP GBT 1.0 com ECC6.0, SAP AII e SAP NetWeaver PI 7.3, desenvolvimento de soluções e conectores, e testes da solução implantada.

De acordo com Sérgio Lage, diretor da Regency IT Consulting, atualmente não há no SAP recursos nativos de rastreamento entre sistemas, que permitam o cruzamento de informações aliado a um completo monitoramento da cadeia de suprimentos. "Mas a integração nativa do GBT Q Data ao ERP torna tudo isso disponível, com funcionalidades que abrangem visão sobre todos os materiais adquiridos, consumidos, fabricados e distribuídos na rede de abastecimento", destaca o executivo.

Para o usuário da solução integrada, isso se traduz em ganho de controle sobre a cadeia, maior poder de ação e reação em casos de recall e retiradas de lotes defeituosos ou inadequados a regulamentações setoriais do processo de distribuição, bem como o rápido e completo atendimento a normas e leis. Já para o cliente final deste usuário, se traduz em qualidade e segurança na compra do produto ofertado.

A empresa conta com doutores e consultores certificados nos principais padrões internacionais, como SAP Academy, PMP, ITIL, Cobit entre outros, além de possuírem mais de 15 anos como especialistas em tecnologia da Informação. "Todos os nossos especialistas têm mais de dez anos de atuação no mercado de TIC", finaliza Lage.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.