A Receita Federal inaugura, a partir desta segunda-feira, 3, atendimento de serviços relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pelo Telegram. O novo canal utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula uma conversação por meio de chat.
A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão, oferecendo um serviço de excelência, sem a necessidade de interação com um servidor da Receita Federal.
Essa medida contribui para evitar o deslocamento das pessoas às unidades de atendimento presencial, de forma a preservar a saúde dos servidores e cidadãos, minimizando aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus da Covid-19.
Para solicitar o serviço, o cidadão deve acessar o canal Receita Federal Oficial, interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que a Receita Federal faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.
Estão disponíveis no novo canal diversos serviços, tais como atualização/alteração de dados e regularização de CPF; segunda via de CPF; informação do número do CPF; consulta à situação cadastral e consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).