Para suportar a operação logística das quatro unidades fabris no Brasil, que em 2006 faturaram juntas R$ 3,7 bilhões, a Bosch, líder mundial na fabricação de tecnologia automotiva, está adotando no Brasil a solução de Gestão de Fretes da SAP. O projeto, que está a cargo do Grupo Procwork, passa a integrar as rotinas desse setor aos processos contábil e fiscal do software de gestão mySAP ERP, que é utilizado há 10 anos pela empresa.
Considerada mundialmente como uma implementação piloto da indústria, o projeto servirá de benchmark (referência) para os demais países onde a Bosch mantém suas plantas. Após a conclusão do processo no Brasil, o modelo poderá ser adotado pelos Estados Unidos e pela Alemanha, seguindo para o resto do mundo.
Com funcionalidades comparáveis a um sistema especialista, porém totalmente integrado ao ERP da SAP, a Bosch passa a deter melhor controle operacional, além de uma efetiva gestão de fretes e o domínio de seus processos logísticos, o que conseqüentemente acarretará na redução de seus custos, um dos principais objetivos desse projeto.
?A qualidade das informações, que envolve uma visão completa e em tempo real para uma tomada de decisão assertiva, aliada ao acompanhamento da performance de resultados a partir de relatórios gerenciais, permitirá um melhor domínio de nossos custos?, comenta Anselmo Felix Riso, gerente de comércio exterior da Robert Bosch América Latina.
O processo, que deixa de ser atendido por controles pontuais, passa a contar com um nível de detalhamento que permite suportar as rotinas de contratação dos prestadores de serviços, uma das dinâmicas que está totalmente vinculada à garantia de prazo de entrega, visto que a empresa opera com unidades localizadas em diferentes pontos do país, tais como Campinas (SP), Curitiba (PR) e Aratu (BA), plantas que empregam no total 11,5 mil colaboradores.