Publicidade
Início Serviços Case Cosan simplifica processos orçamentários com plataforma de analytics

Cosan simplifica processos orçamentários com plataforma de analytics

0
Publicidade

Uma das maiores corporações empresariais do Brasil, com negócios nos setores de energia e infraestrutura, a Cosan apostou adotou a plataforma da IBM para tornar colaborativo o seu ambiente de TI a partir do uso de software de análise de dados. Com o projeto, foi possível aprimorar o processo de planejamento orçamentário, garantir maior envolvimento dos gestores e resultados alinhados com os objetivos estratégicos da companhia.

Ao adotar o IBM Cognos Planning TM1 ela passou a analisar dados, criar planos e, principalmente, acompanhar os orçamentos de maneira colaborativa, de forma a garantir os resultados desejados pela organização. Para incrementar o processo de consolidação de resultados financeiros foi implementado o IBM Cognos Controller, que trabalha de forma integrada ao sistema de gestão da Cosan e já gerou benefícios substituindo planilhas e reduzindo as margens de erro dos processos internos. Para completar o ambiente, o projeto contou também com o IBM Cognos Financial Statements and Reporting (IBM FSR), que está sendo usado para facilitar a produção de relatórios sobre as finanças da corporação e a prestação de contas a acionistas e investidores.

“A colaboração no planejamento orçamentário permite o trabalho descentralizado e independente dos gestores, ao mesmo tempo em que garante o comprometimento das áreas, pois tem uma maior capacidade de rastreamento e proporciona transparência aos dados”, afirma João Arthur Souza, diretor de Planejamento Estratégico da Cosan. O executivo destaca ainda que a maior transformação obtida com a solução IBM foi a possibilidade de ter um acompanhamento diário do orçamento. “Hoje temos um processo orçamentário mais simples, preciso e participativo, alinhado às necessidades dos negócios”, explica Souza.

Em um prazo de oito meses o IBM Cognos Planning TM1 foi implementado para realizar o planejamento e o acompanhamento orçamentários da Cosan em nível macro. “Além de permitir a descentralização dos processos orçamentários via web, o TM1 possibilita a integração com os sistemas transacionais, resultando em um ambiente de análise orçamentária que abrange toda a empresa”, afirma o diretor de planejamento da Cosan. Outro fator-chave no TM1 é a análise in-memory, que permite simular diferentes cenários de orçamento, visualizando os impactos nas demonstrações financeiras de maneira rápida. É possível, por exemplo, reproduzir alterações no volume de vendas por produto e verificar as consequências geradas nos custos de produção, estoques, despesas variáveis, rentabilidade e geração de caixa. Além disso, a solução mostrou alto nível de flexibilidade para trabalhar com as regras de negócios de cada uma das empresas da Cosan.

No processo de consolidação, agora a Cosan consegue ter uma única base de dados confiável, eliminar diversas etapas manuais e integrar informações dos balancetes contábeis. “Relatórios financeiros de alta qualidade, que podem ser elaborados em um tempo muito menor e totalmente auditáveis, são essenciais para empresas com ações em Bolsas de Valores, como a Cosan. Essa é uma vantagem estratégica que tem sido garantida pelo ambiente integrado do IBM Cognos Controller e IBM Cognos FSR”, finaliza o executivo.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile