BNDES investe em soluções de monitoramento para segurança pública em Teresina (PI)

0

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento a ações de segurança pública em Teresina (PI). As iniciativas têm como característica o uso intensivo de tecnologia e como prioridade a aplicação em regiões da cidade que apresentam elevados índices de criminalidade e de vulnerabilidade social.

Com expectativa de redução de 50% de roubos e crimes contra o patrimônio público e de 5% de roubos e furtos de veículos, o projeto inclui a implementação de solução de cercamento digital, incluindo aquisição de 60 câmeras para captura de placas de veículos e sistema de análise comportamental de veículos, além da compra de cinco drones. Também serão adquiridos equipamentos de suporte às atividades operacionais da Guarda Municipal a fim de reduzir o tempo médio de atendimento a ocorrências de 25 para 15 minutos em 2023.

O apoio viabilizará a implantação de equipamentos como sistemas de videomonitoramento – inclusive com recursos de reconhecimento facial e cobertura de 360 graus –, alarmes em espaços públicos e equipamentos municipais localizados em áreas com altos níveis de roubos e homicídios. Como resultado, espera-se que em 2023, 45% das ocorrências sejam identificadas por meio de videomonitoramento.

O projeto prevê, também, investimentos para fortalecimento do modelo de governança da segurança pública municipal por meio da implantação do Observatório da Violência de Teresina (OVT), e em iniciativas sociais para a promoção de cidadania, assumindo como meta o aumento de 10% do número de jovens atendidos nos Centros de Arte e Esporte Unificados, instituições que oferecem atividades culturais e de lazer, práticas esportivas e programas de qualificação profissional em regiões de alta vulnerabilidade social. Espera-se que a quantidade de jovens envolvidos em ocorrências criminais seja reduzida em 13%.

O apoio do BNDES, no valor de R$ 29,9 milhões, corresponde a 90% do total do projeto (R$ 33,3 milhões), que tem previsão de execução de dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.