Intel fecha departamento de inteligência artificial após aquisição de empresa

0
0

A Intel fechou um de seus departamentos de desenvolvimento de hardware para inteligência artificial (AI). A área pertencia à Nervana Systems, adquirida em 2016 pela fabricante de chipsets. Conforme revelado por agências internacionais, o desenvolvimento de processadores de rede neural será interrompido e o foco se concentrará no desenvolvimento das tecnologias da Habana Labs, empresa israelense adquirida pela Intel no final de 2019, por US$ 2 bilhões.

A Intel não confirmou o porquê de o departamento de AI ter sido fechado, mas, segundo fontes, o alto custo da série Nervana NNP-I pode ser a razão. Este produto foi um dos dois lançados nos últimos dois anos, junto ao Nervana NNP-T, que integra diversos transistores e está equipado com 32 GB de memória.

Já o chip AI da série Nervana NNP-I é menor e é principalmente orientado para aplicativos de inferência de IAAI A parte da CPU é o núcleo do Ice Lake no processo Intel 10 nm. O consumo de energia está entre 10 e 50W e as especificações do PCIe (padrão de comunicação entre as placas) são muito menores e mais flexíveis. Suas características encareceriam o produto, em teoria.

Deixe seu comentário