Brasileira BotCity, scale-up apoiada por Astella e Y-Combinator, mira mercado global e quer triplicar receita em 2024

0

Branded content – A BotCity, empresa especializada em Automação de Processos Robóticos (RPA), deve triplicar sua receita e base de clientes em 2024. Depois de um ano de conquistas em 2023, quando alcançou mais de mil equipes de automação em 70 países com seu software de orquestração de automações, a empresa está pronta para expandir ainda mais seu alcance global e impacto no setor.

A scale-up com origem em Campinas, fundada pelos sócios Gabriel Archanjo e Lorhan Caproni, vem ganhando espaço em um mercado ocupado por gigantes internacionais como UIPath, Automation Anywhere e IBM.

De acordo com a pesquisa da Data Horizon Research, o mercado de automação de processos robóticos (RPA) está projetado para alcançar um valor de mercado de USD 81,8 bilhões até 2032, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 36,6%.

Outro estudo da BotCity sobre o estado do RPA na América Latina, realizado em parceria com a EY com profissionais de RPA de mais de 200 empresas, constatou-se que 66% das empresas planejam aumentar os investimentos em RPA no próximo ano.

Entre as principais prioridades, 72% dos entrevistados indicaram a criação de mais automações em diferentes áreas. Além disso, 58% têm como meta aprimorar a governança de automações.

Sete em cada dez empresas possui mais de uma dezena de automações, evidenciando a complexidade no gerenciamento e na governança de iniciativas de RPA. Além disso, 20% das empresas trabalham com mais de 100 automações e 90% viram um crescimento significativo na quantidade de automações em produção no último ano.

O objetivo principal de projetos de RPA, para 50% dos respondentes, tem como objetivo principal liberar pessoas para atividades mais estratégicas, seguido de aumentar a produtividade da equipe (26%) e reduzir custos (16%).

Neste cenário, a estratégia da BotCity de prover governança e segurança de nível enterprise para iniciativas de RPA em Python em grandes empresas está funcionando.

"Quando entramos no segmento de RPA em 2018, encontramos times de RPA extremamente técnicos, com excelentes desenvolvedores, mas limitados em plataformas criadas para usuários de negócio. Decidimos criar a primeira plataforma de RPA pensada para times de tecnologia", explica Gabriel Archanjo, cofundador e CTO da BotCity.

Entre mais de 13 mil startups no Brasil, a BotCity foi escolhida como uma das Top 8 Tech Startups Brasileiras pelo Brazil Reports e selecionada para o programa de Scale-ups da Endeavor.

Com investimentos de fundos e aceleradoras como Softbank, Astella e Y Combinator, a empresa virou queridinha das equipes de automação e desenvolvedores no Brasil.

Além da meta de triplicar suas receitas e base de clientes em 2024, a BotCity quer aumentar em 60% os usuários provenientes dos EUA, Índia e região EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

Não por acaso, os sócios decidiram investir em escritórios em São Francisco (EUA) e Lisboa, em Portugal, em 2023.

A complexidade das automações está aumentando o envolvimento de times de tecnologia nas iniciativas de RPA no mundo todo, e a BotCity quer se consolidar como a melhor plataforma dedicada a times de tecnologia.

"Conversamos com times de RPA do mundo todo e as dores são as mesmas. Vamos levar a BotCity ao máximo de times em outros países", explica o CTO.

A BotCity já possui um plano de expansão para a América Latina em andamento, e no último ano passou a investir também em parcerias com consultorias e experts em automação no Brasil e no exterior.

Além de seu software para grandes empresas e ferramentas gratuitas para desenvolvedores RPA, a empresa também investe em iniciativas educacionais para líderes de tecnologia e automação.

A BotCity Academy, lançada em 2023, tem desempenhado um papel crucial na capacitação de desenvolvedores de Python RPA. Com seus produtos e cursos, a BotCity visa apoiar 20 mil desenvolvedores em 2024.

Essa aposta vem da demanda do mercado por profissionais capacitados em Python para iniciativas de RPA.

"A demanda por desenvolvedores RPA com especialidade em Python vai crescer ainda mais em 2024. O BotCity Academy, com a expansão do seu portifólio de cursos, visa capacitar milhares de desenvolvedores para atender essa demanda crescente", Gabriel justifica.

Na frente de produto, a BotCity continua a pavimentar o caminho para inovações em RPA. Outra aposta para este ano está no desenvolvimento de integrações com frameworks de Inteligência Artificial Generativa (Gen-AI) e em um produto de inteligência de operações para empresas que lidam com automações em larga escala.

Reconhecida no portal G2 como uma das líderes em várias categorias de RPA e com a melhor equipe de suporte do mundo, a BotCity conta com grandes clientes como Andrade Gutierrez, LG, Farmácias Pague Menos e grupo Afya.

Sobre a BotCity

Apoiada pela YC e Softbank/Upload Ventures, a BotCity é uma empresa brasileira que oferece software de Robotic Process Automation (RPA) para equipes de automação de grandes empresas e desenvolvedores. Seu objetivo é facilitar a implementação e gestão de projetos de automação, desde tarefas simples até operações complexas. A empresa conta com um orquestrador de automações em código, o BotCity Maestro Orchestrator, e soluções como dashboards gerenciais de automação, desenvolvimento de automações com visão computacional, entre outras funcionalidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.