O Mercado Eletrônico, site de comércio eletrônico entre empresas (B2B), totalizou R$ 50 bilhões em transações no ano passado, cifra 25% superior em relação a 2008. O faturamento da companhia avançou 10%, atingindo R$ 30 milhões.
Segundo Eduardo Nader, presidente do Mercado Eletrônico, a crise proporcionou um ajuste para o mercado e, com isso, os clientes da companhia passaram a se preocupar ainda mais com os custos de compras e, assim, a usar melhor as ferramentas do site. "Dessa forma, conseguimos ter resultados positivos em 2009."
O serviço que mais contribuiu para bom desempenho da companhia foi o de outsourcing (terceirização de compras), com aumento de 48% em número de ordens de compras efetivadas. O Mercado Eletrônico informou que em 2009 os segmentos que mais adotaram as suas soluções foram alimentos, petroquímica, saúde, serviços e varejo. A carteira de clientes, segundo a empresa, registrou crescimento de 15%. Entre os clientes da companhia estão o grupo Pão de Açúcar, Oi, Nestlé, Philips, grupo Accor, Braskem, Bunge, CTEEP, BASF, grupo Paranapanema, AES Eletropaulo e Saint-Gobain.
Para este ano, o Mercado Eletrônico projeta crescer 50% e faturar R$ 45 milhões. Parte desse incremento deve vir do mercado internacional, por meio da expansão dos seus negócios em Portugal. Segundo a empresa, o faturamento da sede internacional representou 15% na receita total em 2009 e a meta aumentar essa fatia neste ano. "Estamos estruturando uma equipe comercial em Portugal para aumentar a prospecção de clientes na Europa", revelou Nader.
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