Uma rede social capaz de atuar como uma ponte entre o cidadão e o poder municipal, possibilitando uma gestão pública colaborativa e mais participativa.
É assim que se define a Colab, um ambiente social com ferramentas que permitem aos usuários avaliar, fiscalizar e propor ações e melhorias de serviços públicos de qualquer natureza, de iluminação pública, limpeza e trânsito até pavimentação, saúde e defesa do consumidor, entre outros.
Com pré-lançamento oficial marcado para esta quarta-feira (06/03), o Colab será testado inicialmente por usuários convidados do Recife (PE). A expectativa dos seus idealizadores é que até o fim deste mês a rede seja estendida para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Brasília e Belo Horizonte.
O interessado irá se conectar à nova rede por meio da sua conta no Facebook. O acesso poderá ser feito por meio de iPhone (IOS) e Android, além do desktop.
Gustavo Maia, sócio-fundador do Colab, adianta que a plataforma terá ranking de interatividade, valendo-se do conceito de gamificação. Ele explica que a cada participação, o usuário receberá uma pontuação específica, que será somada a um número chamado "colab".
Com esse recurso, os integrantes poderão ser filtrados e comparados entre os amigos, os demais participantes da cidade, estado e país.
"Os usuários mais ativos terão um selo colado junto ao seu perfil, como 'embaixadores do Colab'", diz Maia. Ele acrescenta que a plataforma gerará relatórios diários, e que os dados ficarão disponíveis para todos os usuários.
Excelente!
Através do rádio e TV já se interage com o poder público, pelo menos aqui na nossa cidade.
Já há programas que permitem isto, mas, a interatividade é mínima. Porém com as redes sociais, de abrangência e utilização é muito maior e em franco crescimento, cremos que será um enorme sucesso e principalmente, de enorme utilidade.
Parabéns, parabéns mesmo!