A Índia e a China continuam a ser os líderes incontestáveis de serviços offshore de TI e Business Process Outsourcing (BPO)na região Ásia-Pacífico. No entanto, alguns países estão fazendo investimentos consideráveis nesta área e posicionando-se como alternativas, segundo as últimas pesquisas do Gartner.
Para o relatório "10 principais locais para serviços offshore na Ásia Pacífico e Japão para 2010", o instituto analisou as capacidades e potencialidades de vários países como locais de serviços offshore na região.
"Países como a Malásia, Filipinas e o Vietnã continuaram a reforçar a sua posição em relação às alternativas de liderança, enquanto que a Indonésia entrou no top 10 pela primeira vez", disse Jim Longwood, vice-presidente de pesquisas do Gartner.
"Alguns destes países investiram bastante e aumentaram a procura em serviços de menor custo. A crise financeira global forçou muitas empresas a colocar uma maior ênfase na otimização de custos", acrescenta.
Segundo o relatório, durante os últimos 12 meses houve uma atividade significativa em muitos países para consolidar ou aumentar suas posições como principais locais para serviços offshore. Embora a Índia continue a crescer na exportação de serviços de TI, a participação relativa no total global tem diminuído.
A Indonésia foi um novo operador para a lista de top 10 devido ao seu ambiente de negócios visando a expansão tanto offshore de TI e de negócios, a sua força de trabalho e a grande base industrial bem estabelecida na mineração e fabricação envolvendo importantes empresas multinacionais. Já o Paquistão ficou fora desse ranking.
Os mercados maduros da Austrália, Cingapura e Nova Zelândia ofereceu redução de custos limitados, mas levou a classificação para a língua, o ambiente político e econômico, compatibilidade cultural, a globalização ea maturidade jurídica, os dados e propriedade intelectual, segurança e privacidade.
Infraestrutura é a única área onde a maioria dos países variou de boa a excelente, com o Vietnã e Indonésia, sendo as únicas exceções. A maioria dos locais foram considerados bons, muito bons para a língua e compatibilidade cultural, enquanto China, Indonésia, Tailândia e Vietnã não foram fortemente classificadas.
Além dos top 10, quatro outros países também foram considerados: o Paquistão, Sri Lanka, Bangladesh e Coréia do Norte. Todos estes países começaram a criar ambientes atraentes para as companhias que olham para os países de baixo custo, ou que os prestadores de serviços externos em países em desenvolvimento que estão começando a vender serviços para além do mercado interno.
- Offshore