O Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) sediado em Salvador, contratou serviços da Dígitro, desenvolvedora brasileira de soluções para Inteligência, TI e Telecom, para integração e gestao da rede dados e de telefonia. A iniciativa foi planejada para suprir principalmente as novas demandas provenientes do recém-implantado modelo de ensino na instituição, o EAD (Ensino a distância).
Com o sucesso do ensino a distância e o consequente aumento de matrículas, houve a necessidade de um monitoramento full-time em toda a infraestrutura de TI da Unijorge, para evitar paradas, danos ou riscos às informações dos alunos e da própria instituição.
Outra preocupação da universidade estava em garantir o máximo sigilo e integridade para as transações de dados relacionadas aos cursos via Internet, de modo a assegurar a total autenticidade das informações trafegadas.
A Dígitro passou então a oferecer um monitoramento remoto 24×7 que abrange todo o acesso aos serviços suportados pela infra-estrutura de TI e telecomunicações da instituição, detectando possíveis falhas em links, servidores, equipamentos de telefonia e demais dispositivos da rede, além dos próprios sistemas de informações.
Além de garantir que todos os serviços estejam disponíveis, cabe também à Dígitro fornecer relatórios gerenciais e analíticos de todos os eventos ocorridos no sistema ao longo do mês.
O monitoramento remoto obedece a rigorosos contratos de SLA (Service Level Agreement), que exigem prontidão da companhia na detecção e notificação de falhas. Na identificação de alguma anormalidade, a empresa abre imediatamente um chamado para a equipe de infraestrutura de TI da Unijorge.
No caso de falhas na telefonia ou de links, seja de responsabilidade da operadora ou do provedor de serviços de Internet, a Dígitro toma a frente na resolução, abrindo um chamado diretamente na prestadora responsável. Com isso, a empresa reduz o tempo de espera e evita demandar esforços da própria equipe da universidade.
Além do novo serviço de outsourcing de TI contratado junto à Dígitro, a universidade já dispunha de uma central de PABX da fabricante, que também passou por uma expansão recente. O equipamento conta com funcionalidades adicionais e um melhor gerenciamento dos custos de telefonia.
A Instituição prevê, ainda, a instalação de mais duas centrais de PABX em duas outras unidades do Grupo, no Comércio e no Iguatemi, edifício este que atende a modalidade de EAD (Ensino a distância). A ampliação deverá integrar a rede corporativa da Universidade e fará parte do rol de monitoramento da Dígitro.
- Gestão