Justiça dos Estados Unidos reabre processo da Viacom contra o Google

0

A Segunda Corte de Apelações dos Estados Unidos reabriu um processo da Viacom contra o Google e o transferiu para um tribunal de instância inferior. A controladora da MTV, Paramount e Nickelodeon acusa a gigante de internet de ter violado direitos autorais com o YouTube e pede indenização de US$ 1 bilhão.

“Concluímos que a Corte Distrital necessita de informações e ciência dessa atividade, mas desocupamos o despacho que concede julgamento sumário porque o júri menor pode decidir melhor se o YouTube tinha ciência de que infringe direitos autorais em seu site”, diz o documento assinado pelo juiz Jose Cabranes, em documento ao qual o The Wall Street Journal teve acesso.

Mesmo com o processo, as companhias chegaram a fechar acordos para publicação dos conteúdos no site de compartilhamento vídeos. Na última quarta-feira, 4, o Google anunciou uma parceria para oferecer aluguel de filmes online da Paramount por meio de seu site.

Em junho de 2010, a decisão foi favorável ao gigante das buscas, mas a Viacom recorreu dois meses depois. O juiz do caso interpretou que, como os autores de cada upload de vídeo são usuários do site, o Google não pode ser responsabilizado pelas violações da lei cometidas por internautas. A Viacom rebateu  que o Google explorava conteúdos produzidos por ela para obter receita por meio de anúncios no YouTube, violando os direitos autorais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.