Parceria permite registro de atos societários com assinatura eletrônica

0

Uma parceria entre a Algar, que atua em diversos ramos de atividade econômica, e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) tornou possível o registrado de atos societários por meio de assinatura eletrônica.
O sistema reduz o prazo para oficialização dos documentos e aumenta a segurança jurídica. Após o registros do ato na Jucemg, os acionistas e executivos cadastrados para utilizar a assinatura eletrônica podem acessar e firmar os atos societários.
Quando esta etapa é concluída, o material volta automaticamente para o setor jurídico da empresa, explica Fernanda Santos Melo, diretora jurídica do grupo Algar.
“A inovação introduzida pela Junta Comercial mineira potencializa uma mudança de cultura na rotina das organizações. Cada vez mais existe a necessidade de cumprirmos processos sem papel”, afirma.
Segundo Alex Barbosa, diretor de gestão da informação e modernização da Jucemg, o registro de todos os atos das Sociedades Anônimas agora poderá ser feito virtualmente, de forma segura, sendo analisados e certificados.
“Isto compõe uma série de ações que a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais vem implantando de forma a construir benefícios permanentes para os usuários dos serviços de registro empresarial”, reitera.
Todos os anos, o setor jurídico do Grupo Algar precisa recolher em torno de 2 mil assinaturas para oficializar uma média de 300 atos societários, o que pode demandar em torno de quatro meses.
Para garantir maior celeridade a esse processo, o grupo sugeriu à Jucemg o desenvolvimento de uma solução para que acionistas e executivos pudessem assinar eletronicamente os documentos. A Algar propôs a elaboração de um modelo que atenda às necessidades das empresas e participou dos testes.
“Cada vez mais existe a necessidade de cumprirmos processos sem papel. Pelo modelo tradicional, muitas vezes as companhias demandam que seus documentos sejam enviados ao exterior para o recolhimento de assinaturas, o que sempre acarreta perda de tempo e necessidade de controles”, diz Fernanda.
Fundado há 82 anos, o grupo empresarial Algar, com sede em Uberlândia (MG), atua nas áreas de tecnologia da informação e de telecomunicações, agrícola, serviços e turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.