Apesar da queda nas vendas de PCs, a Samsung trabalha com uma meta ambiciosa para este ano: aumentar em 30% as remessas de notebooks e comercializar 17 milhões de unidades. Nesse montante, estão incluídos também os ultrabooks – computadores que têm características de um híbrido de tablet e notebook –, para os quais a empresa espera elevar os embarques em 50%. Embora a fabricante coreana tenha obtido sucesso nos mercados de tablets e smartphones, o foco nos notebooks tem como motivo o fato de sua participação no segmento de PCs fora da Coreia ser quase insignificante.
No ano passado, a Samsung embarcou 13,1 milhões de notebooks, o que representa participação de 6,1% no mercado mundial e a coloca na sétima posição do ranking de vendas de PCs, de acordo com a IDC. De acordo com fonte ligada a um fornecedor de componentes à empresa, ouvida pelo site chinês especializado em tecnologia DigiTimes, a Samsung é uma das poucas fabricantes que produz seus próprios PCs, mas agora ele decidiu terceirizar a produção de 2 milhões de equipamentos, como estratégia para reduzir custos. Uma parte da produção será terceirizada a asiática Compal.