Acusada de inflar os números da plataforma Hana, de acordo com um relatório da consultoria Cowen and Co., por conceder descontos a outras plataformas vendidas em combinação com o Hana, de modo a parecer que o produto está crescendo mais rápido do que ocorre na realidade, a SAP obteve um apoio de peso para rebater a denúncia. Na última quinta-feira, 4, o analista Adam Wood, da Morgan Stanley, saiu em defesa da multinacional alemã.
Para Wood, a incriminação feita pelo analista Peter Goldmacher, da Cowen and Co, pode ser aplicada a qualquer companhia. "O que ele está dizendo é que as companhias têm o controle de como elas reportam o crescimento das vendas de produtos, então, se você excluir aqueles produtos com altas aceleradas na SAP, como SAP Hana e SAP Mobile, o restante não está crescendo tão rapidamente", explica o especialista do Morgan Stanley. "Se a taxa geral de crescimento da SAP fosse baixa, a análise de Goldmacher até poderia ser útil. Mas os índices são bons, cerca de 10%, muito melhores que empresas equivalentes."
Em contrapartida, Wood vislumbra uma política de descontos, conforme sugeriu Goldmacher. "Não achamos que a SAP dê descontos no Hana, mas pode haver descontos em outros produtos caso os clientes optem por esta plataforma, porque eles querem que a base aumente", disse. A SAP afirmou ao blog All Things Digital que mais da metade dos contratos desse segmento foram vendas únicas, ou seja, não empacotadas com outros softwares ou serviço e impactadas por eduções de preço.
Ele ainda chama o trabalho de Goldmacher de "um pedaço pobre de análise cujo resultado só poderia ser que a SAP parasse de divulgar tantas informações no futuro, em linha com seus concorrentes, o que seria uma vergonha".
A assessoria da SAP no Brasil classificou as suposições como "imprecisas", porque as transações de SAP Hana são "negócios independentes". Em nota enviada à TI Inside Online, a empresa afirma que as unidades de negócios HANA, Mobilidade e Computação em Nuvem estão apresentando crescimento mais rápido dentro do portfólio. "Isso não é de surpreender – o alto crescimento nestes segmentos inovadores é consistente com as demandas dos clientes e o mercado em geral. Nossas principais áreas de atuação, Aplicações e Análise, continuam crescendo também", diz o comunicado.
Além disso, a multinacional alemã lembrou a divulgação do relatório sobre resultados financeiros do primeiro trimestre no dia 19 de abril, "oportunidade na qual abordaremos mais detalhadamente o desempenho em todas as principais linhas de negócios".