E-commerce 2022: dicas e tendências para os canais digitais

0

As vendas eletrônicas são um caminho sem volta. O ano de 2021 foi próspero para o e-commerce, com faturamento de R$ 150,8 bilhões, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Para 2022, a entidade estima que o setor fature quase R$ 170 bilhões e conquiste um aumento de 5% de novos compradores, passando de 79,8 milhões para 83,79 milhões. 

Os números são irrefutáveis, mas o comportamento e as possibilidades de compra irão se manter? Prevejo algumas tendências para o consumo online neste ano de 2022: 

  • Estratégia omnichannel: utilizando diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma experiência de compra para o cliente, sendo ele online ou offline. Oferecer a opção de comprar pelo site e retirar na loja, ou comprar fisicamente e ter o produto entregue em casa, opções de troca presencial mesmo com o produto tendo sido adquirido pelo site, ou ainda o mesmo preço em qualquer um dos pontos de venda: aplicativo, loja física, televendas ou qualquer outra maneira.
  • Live commerce: no início da pandemia, o entretenimento era acompanhar lives de artistas, de professores dando cursos gratuitos, e isso agora chegou às compras. Trata-se de uma estratégia de interação por meio de lives para alavancar vendas virtuais.
  • Compras por voz: as assistentes virtuais como Alexa e Siri fazem com que os usuários consigam navegar utilizando comando de voz, e por que não comprar também?
  • Social commerce: as redes sociais ultrapassaram a barreira de ser apenas um lugar de interação social. Hoje, muitas lojas estão presentes em plataformas como Facebook e Instagram, pelo alto tráfego de clientes e um público naturalmente engajado. É um bom momento de 'fisgar' o clientes em meio ao feed, sem sair do aplicativo onde ela está, sendo uma experiência completa, até a realização do pagamento.
  • Inteligência artificial: a tecnologia, como sempre, é uma aliada. Recursos de IA são capazes de triar atendimentos, além de muitos sites possuírem chatbots, que atuam como atendentes virtuais capazes de personalizar e humanizar as interações.
  • Personalização: com mais frequência, conhecer o consumidor é um diferencial para as vendas. Saber o que compra, quando comprou pela última vez, como pagou, facilita para que o cliente volte àquela loja, além de direcionar ofertas mais assertivas para aquele público.
  • Meios de pagamento: o PIX revolucionou o segmento bancário. No caso das compras virtuais, possivelmente irá substituir a opção de pagar com boleto. O pagamento cai na hora, agilizando o processo de compra.
  • Realidade aumentada: os provadores virtuais criados com essa tecnologia prometem facilitar e muito as compras de itens de calçado e vestuário, já que o consumidor irá conseguir visualizar como o produto ficou, mesmo que não experimente, diminuindo os índices de devolução e troca.

Quem não acompanhar as transformações das compras virtuais seguramente terá prejuízos, perdendo clientes e espaço no mercado. Invista em novas tecnologias e inove seu e-commerce para trazer não apenas mais consumidores, mas melhorar a experiência deles!   

Clóvis Souza, fundador da Giuliana Flores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.