Desenvolvido pela Associação Internacional de Profissionais de Outsourcing (IAOP) o estudo anual The Global Outsourcing 100 lista os melhores do setor. No ranking deste ano, a Accenture e a IBM são as primeiras colocadas a partir de indicadores qualitativos instituídos a diversas companhias após analise.
O processo de avaliação é semelhante ao utilizado pelos clientes em sua escolha, sendo considerados o tamanho e crescimento da receita, da equipe, dos centros e dos países atendidos. Além disso, avalia a experiência dos clientes, demonstrada pelos casos de sucesso; a evolução de competências, a partir do reconhecimento do mercado, certificações relevantes e investimentos no desenvolvimento de pessoas, processos e tecnologias; e as capacidades gerenciais refletidas na experiência e nas conquistas, como em investimentos em sistemas gerenciais que assegurem o sucesso do outsourcing.
Os avaliadores foram membros do instituto, vindos de várias partes do mundo e liderados pelo COP Jagdish Dalal, diretor administrativo. Para Michael Corbett, chairman da associação, as companhias que optam pela terceirização examinam detalhadamente seus fornecedores, para garantir a entrega de serviços e o alcance de resultados que valorizem o negócio e as empresas se baseiam no estudo no momento de escolha.