O mundo corporativo na era dos Apps

0
3

A tecnologia vive em constante evolução, há algumas décadas, a maioria dos softwares tinha sua arquitetura baseada em cliente-servidor, após alguns anos com a dominância da Internet estes sistemas foram ultrapassados por aplicativos via Web, que consolidam em um cliente central (o navegador web) todos seus acessos. Hoje, não só apenas os consumidores se beneficiam dessa tecnologia dos apps que estão cada vez mais em alta na vida da população, mas também o universo corporativo abraçou a oportunidade para agilizar a comunicação e tornar os processos mais eficientes. O lado ruim, de tamanha conectividade, é os riscos de roubo de informações que eles podem oferecer para as empresas.

Atualmente, os aplicativos já são sinônimos de produtividade e agilidade, um facilitador do cotidiano e seria inevitável que essa modalidade não alcançasse o mundo corporativo. Uma recente pesquisa feita pela Flurry Analytics aponta que o uso de aplicativos móveis cresceu 115% no últimos 3 anos. Outro estudo realizado pela multinacional Microsoft mostra que 49% dos funcionários de pequenas e médias e 45% dos funcionários de grandes empresas indicaram que o uso de ferramentas sociais corporativas aumentam a produtividade. Estes números provam a importância da comunicação para facilitar a interação entre as pessoas e permite que elas trabalhem de uma forma que lhes é familiar. Outro estudo da mesma empresa, feita com 9,9 mil profissionais em 32 países, incluindo o Brasil, mostra que 51% acreditam ser mais produtivos com o uso das redes sociais corporativas.

Esses dados mostram que a adoção dos apps corporativos representa uma evolução dentro das empresas, pois são consideradas ferramentas poderosas para iniciar um contato, fechar um negócio, marcar uma reunião, dentre outras coisas. Seu uso traz benefícios inestimáveis para as organizações.

A rede social corporativa é uma grande aliada na gestão de pessoas, na comunicação direta e transparente com os funcionários, na colaboração, na base e troca de conhecimento, também reduz a necessidade de fazer reuniões fora do local de trabalho, e pode ser uma grande aliada para geração de inovação, no ganho de agilidade na tomada de decisões e troca de informações:  um "ok" enviado em uma mensagem de grupo já agilizaria todo o processo, algo muito mais simples do que uma ligação telefônica ou envio de e-mail.

Cresce a necessidade de estar presente em diferentes plataformas. A mobilidade e a acessibilidade são cada vez mais fortes em nosso dia a dia e isso obriga as empresas a estarem onde as pessoas estão.

Wesley Ruiz, sócio fundador da Project1 Marketing Intelligence.

Deixe seu comentário