Prefeitura de BH desenvolve sistema on-line para resultados de exames laboratoriais

0
7

A Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Algar Tech desenvolveu um software que possibilitou aos cidadãos usuários do sistema público municipal de saúde acesso on-line aos resultados de exames laboratoriais, feitos nas 147 unidades básicas de saúde da capital mineira de, aproximadamente, 2,5 milhões de habitantes.

O sistema BH Saúde on-line está em operação desde dezembro de 2014 e registra uma média de 550 mil resultados de exames por mês. Com isto, os exames laboratoriais ficam disponíveis no site da Prefeitura de BH em, até, 48 horas após a coleta de material.

A solução, desenvolvida em Java, foi concebida por uma equipe mista da Secretaria de Saúde e da Algar Tech, formada por atendentes, enfermeiros, médicos, analistas de negócios e profissionais de TI a fim de compreender inteiramente os requisitos do negócio. Ela é complementar a uma ação de integração do prontuário eletrônico com a regulação dos serviços de saúde, ocorrida em 2012, que permitiu que consultas e exames de média complexidade passassem a ser agendados eletronicamente pelos médicos, dispensando a geração e impressão de pedidos.

"Anteriormente, o sistema era acessado dentro dos servidores no data center, o que reduzia a velocidade de acesso. Agora, na web, independentemente do horário de pico, as pessoas conseguem acessar os exames em uma média de 16 segundos", explica Magda Maurelli, gerente de tecnologia e informação à saúde da Prefeitura de BH.

Além de possibilitar maior acesso às informações por parte dos pacientes e médicos, sem necessidade de deslocamento até as UBSs para retirada dos exames, o sistema na internet reduziu o consumo de papel e tinta de impressoras, com os cerca de 550 mil resultados deixando de ser impressos, mensalmente. Isso gerou, consequentemente, a redução de necessidade por manutenções e consumíveis das impressoras.

Deixe seu comentário