5 dicas para o varejo incrementar vendas no Dia das Mães

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Quem não gosta de presentear uma figura tão especial como a mãe? Não é à toa que o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo. No ano passado, o indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – do Dia das Mães, apontou que na semana comemorativa houve um crescimento de 6,9% nas vendas do comércio físico brasileiro, quando comparado ao mesmo período de maio de 2021. Segundo o estudo, 2022 marcou a alta mais expressiva nos últimos 10 anos, quando o índice atingiu 7,3%.

O e-commerce foi um importante canal de vendas para o Dia das Mães em 2022. O faturamento online das pequenas e médias empresas cresceu 6,8% no período em comparação a 2021, e alcançou um total de 142 milhões de reais. Os dados são do levantamento realizado pela plataforma de e-commerce Nuvemshop. Os destaques de vendas foram para os setores de Moda (54,3 milhões de reais), Saúde & Beleza (11,36 milhões de reais) e Acessórios (11,3 milhões de reais).

Além disso, o varejo vem apontando para um cenário positivo e registrou crescimento de 3,8% em janeiro de 2023 na comparação com o mês imediatamente anterior, segundo os últimos dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com janeiro de 2022, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,6% no primeiro mês deste ano.

Às vésperas da data, que neste ano será comemorada no dia 14 de maio, o que mais o varejista pode fazer para incrementar suas vendas garantindo conveniência ao consumidor final? Acompanhe algumas dicas que separei para te ajudar:

  1. Ofereça uma diversidade de meios de pagamento – os pagamentos digitais, como Pix, carteiras digitais, QR Code, trazem mais conveniência ao consumidor que pode escolher a forma mais rápida e segura de pagar por suas compras. Além disso, é possível apostar em cartão próprio da loja, gift card, entre outros meios que podem oferecer uma série de benefícios para o consumidor como maior parcelamento, descontos, cashback, agilidade e tudo que proporcione a ele melhor jornada de compra.
  2. Invista em outros canais de vendas – se você ainda não está no e-commerce, nessas datas sazonais, um caminho é tentar pulverizar as vendas por meio de outros canais que não sejam apenas as lojas físicas. Segundo a pesquisa "Carat Insights – Tendências dos Meios de Pagamento para 2023", 45% dos brasileiros afirmam fazer compras por apps de mensageria, Instagram ou Facebook. Então, comece com vendas por esses canais, por exemplo, para tentar ganhar escala vendendo para outras cidades sempre pensando na logística e como fazer a entrega desses produtos.
  3. Aposte em link de pagamento – essa modalidade de pagamento é versátil, podendo ser utilizada dentro de lojas físicas como "fura-fila", ou seja, o consumidor já faz a compra sem precisar pegar fila e apenas retira o produto no balcão, ou ainda para pagamentos em redes sociais de forma segura. Pode ainda ser utilizado como uma ferramenta de suporte às vendas para quem vende via e-commerce, para evitar o abandono de produtos no carrinho. Neste caso, geralmente o link é enviado junto com um e-mail marketing para o consumidor que não chegou a concluir o checkout na tentativa de converter a venda.
  4. Procure soluções que evitem falhas na hora do pagamento – como no Dia das Mães, o volume de transações costuma ser muito elevado, contar com infraestrutura robusta, com roteamento rápido, garantindo redundância e evitando falha na conexão, é fundamental para completar a venda e não causar uma experiência ruim ao consumidor na hora do pagamento.
  5. Facilite sua gestão com a conciliação automática – para que você fique ainda mais tranquilo nesse período de maior volume de vendas, invista na conciliação automática para consolidar todas as suas informações financeiras, como dados de todos os canais de venda e adquirentes em uma única plataforma.

Essas dicas fazem uma grande diferença nos resultados das vendas no Dia das Mães e ainda ajudam a fidelizar o consumidor final com novas experiências de compra.

Giuliana Cestaro, diretora de Produtos e-commerce da Fiserv Brasil.

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